Trago hoje uma calculadora para calcar média harmônica online, você vai apenas adicionar todos os números do conjunto desejado e clicar em calcular. Para você entender como funciona o cálculo, veja o vídeo que vamos deixar abaixo e leia o artigo completo. Não deixe de curtir e compartilhar nossas calculadoras.
Instruções de uso: separe os número por vírgula, exemplo: 3, 5, 56, 7, 32
A média harmônica é uma ferramenta muito importante para diversos cálculos matemáticos, onde é possível calcular a média entre vários valores. A maior aplicação dessa média está na necessidade de conhecer a média entre diferentes taxas ou situações que apresentam variações, como ocorre na maioria das médias.
Neste post, explicaremos o que é média harmônica, para que ela serve, quais são as suas aplicações e características que se assemelham com outras médias utilizadas na matemática. Além disso, ensinaremos a fórmula de como calcular média harmônica de forma fácil. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
- Veja também:
- Média Geométrica
- Moda, Média e Mediana
- Progressão Aritmética
- Progressão Geométrica
- Soma dos termos de uma PA
- Permutação Circular
- Potência com Expoente Negativo
- Potência com Expoente Fracionário
- Desvio Padrão e Variância
- Calcular Juros ao Mês
- Calcular Coeficiente de Variação
O que é média harmônica?
Também chamada de média subcontrária, a média harmônica apresenta um valor médio entre taxas e valores diferentes. Esse tipo de aplicação também é observada nas médias aritméticas e geométricas, que compõem de certa forma os conceitos aplicados a média harmônica. Esse tipo de cálculo é utilizado amplamente na matemática para diversas aplicações importantes.
A média harmônica corresponde a uma das três médias criadas por Pitágoras. Dentre as três médias, a média harmônica é a que possui o menor valor. Por ser a média mínima entre as três médias criadas por Pitágoras, os cálculos matemáticos quase sempre fazem comparações entre a média harmônica e a média aritmética, considerando que elas apresentam os valores mínimos e máximos para a comparação.
Dentre as aplicações dessa média na matemática está várias áreas do conhecimento, como a física, matemática, finanças, geometria e trigonometria. Na física, por exemplo, a média harmônica oferece o que os físicos chamam de verdadeira média, considerando que ela representa o valor mínimo dentre as médias de Pitágoras.
Já em ciência da computação, esse tipo de média é utilizado em aprendizado de máquina e até mesmo na recuperação de informações. Por isso, ela é muito utilizada por diversos sistemas e algoritmos de avaliação, onde é possível realizar aplicações fundamentais para a área da ciência da computação.
Ainda existe algumas variações da média harmônica, sendo elas: média harmônica de dois números e média harmônica ponderada. Cada uma dessas variações se aplica a diferentes modalidades de cálculo onde é preciso ter um resultado diferente do que é oferecido pelo simples cálculo de média harmônica. Mas em todos os casos de média harmônica, o cálculo só é possível através de fórmula específica. Confira a seguir a fórmula e alguns exemplos de cálculo.
Como calcular média harmônica?
O cálculo de média harmônica é feito a partir de uma fórmula específica para se obter o resultado pretendido. Neste tipo de fórmula, é considerado os valores de cada taxa que será calculada. Confira a seguir a fórmula de média harmônica e suas resoluções:
MH = n / 1/x1 + 1/x2 + 1/x3 + … + 1/xn
Exemplo de cálculo
Considerando uma viagem de carro, vamos supor que ao longo do percurso o veículo desenvolva duas velocidades diferentes, sendo elas: 50 km/h e 60 km/h. Agora, vamos determinar qual foi a velocidade média atingida pelo veículo durante todo o percurso:
MH = 2 / 1/50 + 1/60
MH = 2 / 6 + 5/300
MH = 2 * 300/11
MH = 600/11
MH = 54
Não funciona a calculadora e não tem instruções claras.
O resultado é sempre o primeiro número d lista.
Vamos verificar, obrigado pela informação!
Verificamos e está funcionando perfeitamente. Você precisa separar os número por vírgula