Coeficiente de Variação (calculadora online)

Início » Aritméticos » Coeficiente de Variação (calculadora online)

Trazemos hoje a calculadora online de coeficiente de variação, é muito importante que você apresente os dados corretos para o perfeito funcionamento da ferramente. Não deixe de ler o artigo abaixo e assistir a vídeo aula. Lembramos que para conseguir dados como DESVIO PADRÃO e MÉDIA, você poderá usar nossa CALCULADORA DE DESVIO PADRÃO ONLINE.

CALCULADORA C.V.

Desvio Padrão:

Média:

 

 

O coeficiente de variação é um importante item a ser considerado em diversos cálculos matemáticos, principalmente aqueles que envolvem estatísticas. Isso porque o coeficiente de variação é aplicado sempre que um cálculo não é totalmente exato, e por isso, precisa de um número equivalente para a possível variação no resultado matemático.

Neste post, falaremos em detalhes o que é coeficiente de variação, para que ele serve, quando ele é utilizado e quais são as suas aplicações em cálculos estatísticos. Além disso, ensinaremos através de exemplos práticos como calcular o coeficiente de variação. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é coeficiente de variação?

Todo cálculo que não é exato e que precisa de uma variação no resultado, utiliza o coeficiente de variação. Esse importante item de cálculo é aplicado sempre que há a necessidade de se calcular uma variação em relação ao resultado apresentado. Por exemplo, quando é feito uma estatística de algo, não é certo afirmar com 100% de certeza que determinada estatística estará sempre certa, pois há variações que devem ser consideradas.

Vamos supor que uma estatística define que mulheres gostam mais de rosa e homens gostam mais de azul, quando na verdade, a pesquisa não foi baseada na opinião de todas as mulheres e homens do mundo, e nem mesmo considerou o fator tempo que pode interferir na opinião dessas pessoas ouvidas ou mesmo a mudança de preferência que pode ocorrer a qualquer momento. Por isso, é aplicado o coeficiente de variação, que tem como objetivo formular um resultado mais uniforme e variável.

Na maioria dos casos, o coeficiente de variação é aplicado a estratégias e planejamentos que precisam de estatística. Além disso, há outras diversas utilizações como a coleta, organização e a interpretação de dados de forma clara e bastante objetiva. Quanto mais um conjunto de dados é comparado, maior serão os dados estatísticos para determinar um desvio padrão e as informações serem interpretadas corretamente. Mas isso se aplica unicamente quando as grandezas são equivalentes. Quando as grandezas possuem medidas, valores e unidades diferentes, é necessário aplicar o coeficiente de variação.

Sendo assim, podemos resumir que o coeficiente de variação é aplicado principalmente em casos onde as grandezas possuem unidades de medida, valores e números que diferem, e por isso, é importante ter um coeficiente que determine de forma relativa a variação de comparações.

 

Como calcular o coeficiente de variação?

O coeficiente de variação é calculado a partir de uma fórmula específica para esse tipo de resultado. A fórmula utilizada nesse caso é a seguinte:

CV = s / X * 100

Nesta fórmula temos a seguinte interpretação: CV é o mesmo que coeficiente de variação, s é o desvio padrão, e X é a média entre os dados analisados. Observando dessa forma, vemos que a fórmula para calcular o coeficiente da variação é relativamente simples.

O coeficiente de variação indica através de análise qual é a dispersão em termos relativos, por isso, o resultado é sempre determinado em %. Além disso, há outro detalhe importante sobre esse cálculo que é, quanto menor é o valor dado pelo coeficiente de variação, os mais homogêneos serão os dados, o que faz com que a dispersão média dos dados seja menor. De uma forma ainda mais simples, os dados de dispersão são calculados da seguinte forma:

  • Menor ou igual a 15% = indica baixa dispersão e dados homogêneos
  • Entre 15% e 30% = indica média dispersão
  • Maior que 30% = indica alta dispersão e dados heterogêneos

 

Exemplo prático

Vamos supor que um grupo de moradores foi analisado de acordo com a idade e a altura de cada indivíduo, onde os dados foram obtidos em anos e metros. Nesse caso, vamos calcular a dispersão em termos relativos comparando os dois conjuntos de dados obtidos nessa análise tornando esses valores em uma média. A intenção desse cálculo é avaliar qual dado é mais homogêneo. Sendo assim temos:

Idade: X? = 41,6 e s = 0,82

Altura: X? = 1,67 e s = 0,2

Considerando esses dados, vamos calcular qual é o conjunto de dados que apresenta menor dispersão relativa em relação a média dos dados. Para isso, precisaremos primeiramente analisar que os dados apresentados possuem unidades de medida diferentes. Por isso, o desvio padrão não é suficiente para realizar a comparação dos dois conjuntos diferentes. Sendo assim, é indispensável utilizar o coeficiente de variação. O cálculo é feito da seguinte forma:

 

Idade

CV = s / X * 100

CV = 0,82 / 41,6 * 100

CV = 0,0197 * 100

CV = 1,97%

 

Altura

CV = s / X * 100

CV = 0,2 / 1,67 * 100

CV = 0,119 * 100

CV = 11,9%

Os resultados apontados mostram que a variação de idade é menor do que a de altura. Sendo assim, podemos afirmar que os dados obtidos em relação a idade dos indivíduos do grupo analisado são mais homogêneos do que os dados relativos a altura desses mesmos indivíduos.

Se aplicarmos a fórmula do coeficiente de variação podemos calcular e comparar qualquer dado estatístico, independente do valor obtido pelo resultado. Vamos a um outro exemplo com mais de dois dados para comparação:

 

Exemplo prático

Neste outro exemplo, vamos incluir um terceiro fator analisado no grupo de indivíduos, onde foi registrado também a média de peso. Nesse caso teremos os seguintes dados: idade, altura e peso. Como já fizemos os cálculos da idade e da altura, faremos apenas o coeficiente de variação do peso, que será medido em quilos, para avaliarmos qual dos três dados é mais homogêneo.

Peso: X? = 64,8 e s = 0,22

CV = s / X * 100

CV = 0,0034 * 100

CV = 0,34%

O resultado desse novo exemplo mostra que o peso dos indivíduos do grupo analisado é o dado mais homogêneo da comparação entre altura, idade e peso. Os resultados anteriores apontaram 1,97% de variação para idade, 11,9% de variação para altura e 0,34% de variação para o peso. Sendo assim, a conclusão dessa comparação é de que o peso apontado possui a média mais homogênea dos três dados obtidos.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

2 comentários em “Coeficiente de Variação (calculadora online)”

  1. estatistica : periodo 2008 -3,00 2009 -3,18 2010 – 3,29 2011-3,59 2012-3,73 2013 -3.79
    2014 – 3,89 2015-3,75 2016-3,71 2017-3,82 2018-3,79 2019-3,83
    Considerando estes valores encontre o coeficiente de variacao entre os anos de 2008 a 2013 e entre os anos 2014 2019 e marque a opção correta:
    a) A média foi maior para o período de 2014 a 2019, mas sua variabilidade foi menor.

    b média e a variabilidade foram maiores para o período de 2014 a 2019.

    c)O desvio padrão foi 0,10 para o período de 2008 a 2013 e sua variabilidade foi maior que a do período de
    2014 a 2019.

    d) A média e a variabilidade foram maiores para o período de 2008 a 2013.4

    e) O desvio padrão foi 0,06 para o período de 2014 a 2014 e sua variabilidade foi maior que a do período de
    2008 a 2013.

    Responder
  2. em uma sala de aula contém 50 alunos . durantes o passar do ano ,14 alunos sairam da escola e foram pra outra .qual o coeficiente de envasao desses alunos que sairam…
    Me ajudem!!!!

    Responder

Deixe um comentário