Permutação Circular (calculadora online)

Início » Aritméticos » Permutação Circular (calculadora online)

Criamos uma calculadoras para permutação circular, você precisa apenas informar a quantidades de elementos e a ferramenta retornará a quantidade de maneiras possíveis de organização deles. Para você entender melhor como é feito o cálculo, vamos deixar um vídeo que encontramos no YouTube e também algumas explicações bem objetivas.

Calculadora

Número de elementos:

 

 

A permutação circular é uma das modalidades da permutação que permite realizar a troca de elementos entre mais de um conjunto considerando a ordem cíclica. Assim como nas demais modalidades, a permutação circular também é aplicada por meio de fórmula e permite descobrir o total de variações possíveis de acordo com o que é pretendido para cada conjunto ou subconjunto.

Neste post, falaremos o que é permutação circular, para que serve esse cálculo matemático, quais são as suas aplicações, entre outras informações. Além disso, ensinaremos através de exemplos e fórmula como fazer permutação circular. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é permutação circular?

A permutação circular é uma das modalidades presentes na técnica de permutação. Todas essas técnicas correspondem às várias vertentes que existem na análise combinatória, onde é necessário trocar a ordem, os elementos e realizar diversas combinações para obter o resultado de quantas variações é possível.

No caso da permutação circular, essa troca ocorre de forma composta. Por isso, a permutação circular também é chamada de permutação composta por alguns matemáticos. Isso porque nesta modalidade, a permutação pode ocorrer em um ou mais conjuntos, desde que a ordem cíclica seja respeitada durante a permutação.

A aplicação mais fundamental para essa modalidade de permutação ocorre quando há a necessidade de saber quantas variações são possíveis entre os diferentes elementos de um grupo ou de vários grupos. O importante é que os elementos sejam distintos para que a permutação circular possa ocorrer corretamente.

Assim como as modalidades de permutação simples e com repetição, a permutação circular também é aplicada a partir de uma fórmula específica. A fórmula nesse caso é a seguinte: Pc(m) = (m – 1)!.

Mas para que você entenda como funciona a fórmula e o cálculo da permutação circular, mostraremos a seguir alguns exemplos de cálculo e aplicações da fórmula.

exemplo de permutação circular

 

Como fazer permutação circular?

O cálculo de permutação circular só é possível a partir da fórmula que mencionamos logo acima. Com ela, você poderá obter todas as variações possíveis em um ou mais grupos de elementos distintos. Nesse caso, temos as seguintes informações:

  • Pc = permutação circular;
  • m = total de elementos distintos.

Para que você entenda como isso funciona na prática, vamos a alguns exemplos de como calcular permutação circular:

 

Exemplo de cálculo

Considerando uma mesa de jantar circular e um total de 4 pessoas, quantas maneiras diferentes é possível acomodar essas 4 pessoas sem que as posições se repitam?

P(4) = (4 – 1)! = 3! = 6

Ao todo são 6 formas diferentes de acomodar as 4 pessoas na mesa circular sem que as posições se repitam.

Em uma brincadeira de roda com 5 crianças, quantas formas diferentes é possível formar a roda sem que as posições se repitam?

P(5) = (5 – 1)! = 4! = 24

Ao todo existem 24 formas diferentes de formar a roda com 5 crianças sem que as posições se repitam.

Considerando uma mesa de experimentos circular e um total de 10 cientistas, quantas formas diferentes é possível acomodar esses cientistas sem repetir as posições?

P(10) = (10 – 1)! = 9! = 362.880

Ao todo são 362.880 formas diferentes de se acomodar os 10 cientistas em volta da mesa circular sem repetir as posições.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

Deixe um comentário