Pegando todas as dicas e informações com a Prof. Gis do canal Gis com Giz Matemática, conseguimos desenvolver uma calculadora online para calcular a área de um paralelogramo.
Para obter a área do paralelogramo com a nossa calculadora, basta você informar o valor da base a da altura e clicar em CALCULAR. Lembre-se que é de suma importância que ambos valores estejam na mesma unidade de medida.
*Instruções: Você precisa apenas informar o valor do Lado, escolher a unidade de medida e clicar em “CALCULAR”.
É comum que as pessoas passem pelo mesmo lugar várias vezes e não saibam identificar quais figuras geométricas estão presente. São diversas figuras aplicadas em estruturas, fachadas, edificações, obras de artes, etc. Existe um universo de figuras geométricas planas, sólidos geométricos, e conhecê-las o mínimo possível é algo vantajoso.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o paralelogramo e como é realizado o cálculo de sua área. Vamos mostrar exemplos práticos da aplicação da fórmula de forma conceitual, mostrando a grande importância desta figura geométrica. Continue lendo o artigo até o final e aprenda a fórmula e a aplicação do cálculo da área do paralelogramo.
Definição de Paralelogramo
O paralelogramo é um quadrilátero possuidor de lados paralelos e opostos, dando origem ao seu nome. Diante disso, é possível afirmar que o losango, o retângulo e o quadrado são paralelogramos. No dia a dia essas figuras são bastante corriqueiras, como um campo de futebol, uma quadra de esportes, um terreno, uma piscina ou um piano. De um modo geral, o paralelogramo está presente em nossas vidas de forma imensurável e assídua.
Entender a importância de uma figura geométrica é um ponto importante que ajuda a compreender melhor a parte teórica dos cálculos. Compreender onde são utilizados e como podemos estabelecer uma relação entre teoria e prática irá lhe ajudar muito. O ideal quando nos referimos aos paralelogramos e a outras figuras geométricas, é aplicar as fórmulas e cálculos sem complicações.
Aplicações de um Paralelogramo
As aplicações de figuras geométricas planas é largamente explorada pela matemática, sendo utilizada em muitas situações. São situações do dia a dia, como o cálculo de uma área, a medida referente ao comprimento de uma linha, dentre outras. A construção civil utiliza muito os conceitos e fórmulas ligadas a geometria. Diante destas muitas situações, vamos especificar o cálculo da área do paralelogramo:
Fórmula e exemplos de cálculo da área
Para definirmos a área total de um paralelogramo devemos obter os dados referente a altura e a base. Tendo em mente essas medidas, podemos aplicar a seguinte fórmula:
Área = base x altura
A = b x h
A = área do paralelogramo
B = base
h = altura
Vamos aos exemplos práticos:
Exemplo 1:
Encontre a área de um paralelogramo cuja a medida da base é igual a 15 metros e a medida da altura é igual a 12 metros.
Solução:
Em vista do que está pedindo o problema acima, sabemos que a base (b) é igual a 15 m e a altura (h) é igual a 12 m. Aplicando esses dados na fórmula da área do paralelogramo, temos:
A = b x h
A = 15 x 12
A = 180 m²
Então, a área total deste paralelogramo é de 180 m²
Exemplo 2:
Encontre a área total do paralelogramo com 25 metros de base e 20 metros de altura. A altura deste paralelogramo gera um ângulo de 90° com a base.
A = 25 x 20
A = 500 m²
Então, de forma simples, podemos observar que a área deste paralelogramo é de 500 m².