Como calcular Seno, Cosseno e Tangente

Início » Geometria e Trigonometria » Como calcular Seno, Cosseno e Tangente

Como calcular o seno?

O seno é um dos elementos que compõem a trigonometria juntamente com o cosseno e a tangente. Esse ramo da matemática que estuda a relação de ângulos dos triângulos retângulos e os comprimentos, utiliza o seno para identificar o ângulo a partir do cateto oposto e da hipotenusa.

Para que você aprenda como é feito o cálculo do seno e a fórmula utilizada, nós mostraremos um passo a passo com exemplos. Confira a seguir como calcular o seno e quais são as regras para realizar esse cálculo:

CALCULADORA SENO
Graus:
 

 

Características do triângulo retângulo

O triângulo retângulo é formado por 2 catetos e 1 hipotenusa. Cada vez que um lado se junta a outro, forma-se um ângulo interno. Sendo assim, podemos afirmar que todo triângulo retângulo possui ao todo 3 ângulos internos sendo pelo menos um deles de 90°. Já a soma dos outros dois ângulos devem corresponder também a 90°, pois todo triângulo retângulo é igual a 180°.

Entre os catetos, há ainda uma variação entre eles. Os catetos são chamados de cateto oposto e cateto adjacente, sendo que cada um deles correspondem apenas ao ângulo de referência. Por exemplo, para determinar o cateto oposto de um triângulo retângulo é preciso especificar um ângulo como referência. O cateto oposto será sempre aquele que está oposto ao ângulo de referência. Já o adjacente, será aquele que está mais próximo, ou seja, junto ao ângulo.

 

Fórmula do cálculo do seno

O seno é composto pelo cateto oposto e pela hipotenusa. A sua função é medir um determinado ângulo em um triângulo retângulo sabendo apenas os valores do cateto oposto e da hipotenusa. Sendo assim, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

Seno (x) = cateto oposto / hipotenusa

Para calcular o seno, você precisará dividir o cateto oposto pela hipotenusa. O resultado será o valor equivalente ao seno, que é o ângulo que queremos identificar na operação. Caso você não saiba os valores do cateto oposto ou da hipotenusa, você deverá realizar o cálculo da tangente e do cosseno para finalmente obter o resultado do seno.

 

Como calcular o cosseno?

O cosseno é um tipo de cálculo muito utilizado na trigonometria para identificar ângulos dentro de um triângulo retângulo. Além dele, temos o seno e a tangente que também são utilizados como base para diversos cálculos.

Para entender mais sobre esse importante aliado da trigonometria, nós ensinaremos a você a fórmula do cosseno e como calculá-lo. Confira a seguir tudo que você precisa saber para calcular o cosseno e quais são os fatores que compõem esse cálculo:

CALCULADORA COSSENO
Graus:
 

 

O que é um triângulo retângulo?

Antes de iniciarmos a explicação sobre cosseno, devemos saber que um triângulo retângulo é composto por 3 lados, sendo um deles a hipotenusa e os outros dois os catetos adjacente e oposto. Todo triângulo retângulo possui três ângulo, onde um deles têm 90°. Já os outros dois ângulos do triângulo somados também devem ser equivalentes a 90°, pois todos os ângulos internos devem ser igual a 180°.

Além disso, todo triângulo retângulo possui um cateto oposto e outro adjacente. Para identificar cada um deles é preciso ter uma linha de partida, ou seja, um valor de referência. Geralmente, o valor de referência utilizado corresponde a algum ângulo interno. Sendo assim, o cateto oposto será aquele que está mais longe desse ângulo e o adjacente será aquele que está junto ao ângulo. Essas informações são fundamentais para realizar os cálculos do seno, cosseno e tangente.

 

Fórmula do cálculo do cosseno

O cosseno corresponde a divisão entre cateto adjacente e hipotenusa. Vamos supor que você queira identificar o ângulo correspondente ao cosseno, para isso você deverá dividir o cateto adjacente pela hipotenusa. Esse ângulo chamamos de X, que será o resultado dessa conta:

Cosseno (x) = cateto adjacente / hipotenusa

A divisão dessas duas grandezas resultará no ângulo do cosseno, que é o nosso X. Mas se você não souber os valores da hipotenusa ou do cateto adjacente, você precisará resolver o cálculo da tangente e do seno antes de começar a fazer o cosseno.

 

tabela seno cosseno tangente

 

Como calcular a tangente?

A tangente é um tipo de cálculo muito utilizado dentro da trigonometria. Através desse cálculo é possível descobrir o ângulo de um triângulo retângulo com base no seno e no cosseno dessa mesma forma geométrica.

Para que você entenda mais sobre esse importante cálculo trigonométrico, nós ensinaremos como calcular a tangente. Além disso, falaremos sobre o triângulo retângulo e os principais cálculos desse elemento. Confira a seguir tudo que você precisa saber para calcular a tangente:

CALCULADORA TANGENTE
Graus:
 

 

Cálculos usados em um triângulo retângulo

Todo triângulo retângulo é formado por um cateto oposto, um cateto adjacente e uma hipotenusa. Cada uma dessas linhas formam ângulos que somados devem ter ao todo 180°. Para saber o ângulo exato de cada um dos lados do triângulo, é preciso realizar alguns cálculos matemáticos como o seno, cosseno e a tangente.

Cada um desses cálculos é feito a partir de números que já existem. Se a ideia é descobrir o número exato de um ângulo, temos que nos basear no que já sabemos. Por exemplo, a tangente é a divisão entre o cateto oposto e o cateto adjacente. Mas e se não sabemos o valor do cateto oposto? Então é preciso realizar o cálculo do cosseno, e assim por diante.

 

Fórmula do cálculo da tangente

Como já mencionamos, a tangente é a divisão entre os dois catetos. O resultado dessa divisão equivale ao valor da hipotenusa, ou ângulo que pretendemos descobrir. Nesse caso, a fórmula para o cálculo segue a seguinte regra: Tangente (x) = cateto oposto / cateto adjacente

No caso da tangente, é possível realizar o cálculo a partir de outra fórmula diferente. Confira a segunda fórmula da tangente: Tangente (x) = seno (x) / cosseno (x)

Nos dois casos, para descobrir o valor correspondente a tangente é preciso dividir um número pelo outro. Feito isso teremos o resultado da tangente.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

Deixe um comentário