Calculadora de Escala (conversor de escala online)

Início » Geometria e Trigonometria » Calculadora de Escala (conversor de escala online)

Hoje vamos mostrar nossa calculadora de escala, basta você informar a distância em centímetros e a escala que é apresentada. Você precisa informar corretamente os dados e clicar em calcular. Abaixo você poderá ver um vídeo explicando como funciona o cálculo e também algumas teorias.

*Instruções: Informe a escala (digite apenas o final, exemplo: 1:1000, digite apenas 1000), o valor da medida original, selecione a unidade de medida para o valor original e para o resultado, após isso, clique em “CALCULAR”.

As escalas são uma das principais informações dadas por um desenho técnico. Todos que pretendem criar ou interpretar este tipo de desenho devem ter bons conhecimentos de escalas, padrões e tipos de representação cartográfica.

Na arquitetura e engenharia civil, o cálculo de escalas é ainda mais fundamental, uma vez que é praticamente impossível que um objeto seja representado em tamanho real. Para este tipo de projeto, as normas técnicas padronizam as escalas a serem utilizadas, de forma que a interpretação do desenho por terceiros seja facilitada.

Assim, a escala é basicamente um fator matemático de redução das dimensões de um objeto para permitir sua representação gráfica em formas impressas ou digitais viáveis. Sem as escalas, seria necessário um papel do tamanho de um apartamento para desenhar sua planta.

O cálculo das escalas para projetos arquitetônicos e de engenharia

Quando se pretende calcular a escala adequada para um desenho, três pontos chave devem ser considerados. Eles são: dimensões do objeto, dimensões do papel e nível de clareza requerido para o desenho.

Exemplo do cálculo de uma escala

Vamos supor que representaremos em escala gráfica uma grandeza de 50 metros. Para o desenho, temos um papel no formato A3, ou seja, 297mm x 420mm (largura x altura).

Se tentaremos aplicar uma escala de 1:5, ou seja, 5 vezes menor, precisaremos de 10 metros de papel para representar o objeto, o que tornaria o desenho inviável. Se tentarmos uma escala de 1:10, precisaremos de 5 metros de papel, o que também torna o desenho inviável.

Para resolver este problema, vamos dividir a dimensão do objeto a ser representado pela medida lateral de nossa folha, assim temos:

  • 420mm = 42 cm = 0,42m
  • 50 / 0,42 = 119,04.

Isso quer dizer, que nossa escala precisa ser, no mínimo, de 1:119,04. Na prática nós a arredondaríamos para 1:120.

Contudo, essa ainda não será a escala final, pois precisamos verificar se a outra lateral do papel comporta totalmente o desenho e se sobrará espaço para as notas explicativas e para a representação das dimensões.

Se a outra lateral do objeto tive, digamos, 30m, aplicando nossa escala, ela será reduzida em 120 vezes, ou seja, terá um total de 0,25m ou 250mm. Sendo assim, teoricamente ela caberia em nosso papel, uma vez que sua outra lateral possui 297mm

Neste caso, estaríamos usando uma superfície de 297mm x 420mm para representar um desenho que teria as dimensões de 250mm x416,67mm. Apesar de caber, o desenho ficaria muito apertado no papel, podendo faltar espaço par ao detalhamento e representação das dimensões, o ideal seria aplicar uma escala menor ainda, pois só assim a representação teria sua interpretação facilitada.

Como representar a escala no desenho?

A representação de uma escala no desenho é feita de maneira gráfica, ou seja, há um traço que diz ao leitor, quanto cada centímetro ou milímetro do desenho, representa em tamanho real.

Vamos detalhar o processo de representação de uma escala 1:100, ou seja, cada 1cm ou 1mm equivale a 100cm ou 100mm respectivamente.

A escala deve ser desenhada como um risco quadriculado no canto direito do papel, posteriormente ela deve ser tracejada e dividida em partes iguais que correspondem à sua medida de representação. Ou seja, se for de 1:100, deve haver um risco a cada 1cm e este deverá representar 100cm no tamanho real.

Abaixo temos uma escala de 1:100, ou seja, cada 0,02m no papel equivalem a 1m em tamanho real.

representação de escala

Escalas para desenhos de arquitetura e engenharia

Desenhos arquitetônicos e de engenharia civil, por definição, utilizam apenas escalas de redução, nunca de aumento, uma vez que todas as formas disponíveis para representação são bem maiores que os desenhos que as contém.

Abaixo representamos algumas das escalas mínimas a serem usadas para cada tipo de representação em desenho arquitetônico:

  • 1:100 para plantas em geral;
  • 1:200 para coberturas;
  • 1:500 para plantas de situação;
  • 1:50 para fachadas, cortes ou secções

É importante frisar que estas são escalas mínimas, podendo o projetista escolher opções que forneçam mais detalhes sobre o objeto representado. Neste caso, haverá um aumento no tamanho do papel utilizado para a representação.

Escalímetros e réguas

As réguas comuns são velhas conhecidas de todos os estudantes, estando presentes em suas vidas desde os primeiros anos escolares. Elas ainda são muito úteis aos projetistas, arquitetos e engenheiros que fazem representações gráficas dos desenhos técnicos.

Contudo, a régua mais importante para este tipo de trabalho é o escalímetro (ou régua-escala). Tais réguas são triangulares e possuem, em geral, 6 escalas gravadas em suas faces. Cada uma delas já possui as medidas “traduzidas” para a escala desejada pelo desenhista.

escalímetro

A principal vantagem dos escalímetros é permitir que o desenhista possa fazer as medidas e traços sem precisar recorrer à conversão constante, uma vez que o instrumento já fornece a dimensão na unidade desejada, isso facilita muito o trabalho, tanto de quem desenha, quanto de quem interpreta a representação.

Entendendo as escalas no sistema inglês

Como todos sabem, o sistema inglês (vigente nos EUA, Inglaterra e alguns outros países), não utiliza o metro (m), como principal unidade de medida do comprimento. Em função disso, algumas adaptações devem ser feitas para interpretarmos estes desenhos nos países que utilizam o sistema internacional de medidas.

A unidade básica no sistema inglês é o (feet = 1’ = 0,3048m), sua unidade inferior é a polegada (inch = 1’’ = 2,54cm). Cada pé vale 12 polegadas e estas por sua vez são dividias em frações (½’’, ¼’’, 1/8’’,1/64’’ e etc.)

A representação das escalas no sistema inglês é feita com o sinal de igualdade, assim podemos ter uma escala de ¼’’ = 1’’, a qual leremos como: 1 quarto de polegada equivale a 1 pé. A regra vale tanto para escalas de redução quanto para ampliação, devendo as unidades serem invertidas quanto isso ocorrer.

Conclusão

As escalas são partes fundamentais de qualquer desenho, afinal de contas, não há como entender o que o projetista quis representar, sem saber o tamanho real da forma. Por isso, saber como calcular escalas é fundamental para todos os que estão iniciando na engenharia, arquitetura e nas áreas de construção em geral.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

2 comentários em “Calculadora de Escala (conversor de escala online)”

  1. Olá Bom dia ! Estou com uma atividade para realizar uma atividade um desenho livre , dado a figura, precisando apresentar essa mesma figura em escala de 1/100 E 1/50 , estou com dificuldade de calcular as medidas ,poderia contar com sua ajuda desde já obrigado .

    Responder

Deixe um comentário