Trazemos hoje a calculadora de quantidade de concreto para laje em M3. É muito simples de fazer o cálculo, basta você informar o comprimento, a largura e a altura que terá a sua laje. é muito importante que você leia o artigo completo.
Muito construtor de primeira viagem fica na dúvida na hora de comprar o concreto para a laje. O volume exato em m³ de concreto a ser utilizado será dado de acordo com a área a ser preenchida e com o tipo de laje utilizada. Por isso muita gente não sabe como calcular a quantidade de concreto para a laje.
Neste artigo, iremos explicar detalhadamente qual é o procedimento para se calcular o volume de uma laje. Trabalharemos também com os princípios para o enchimento das vigas, no caso das lajes que não são feitas pelo método pré-fabricado.
Ao longo da leitura, você verá que para calcular o volume de concreto a ser preparado para o enchimento de uma laje é um procedimento simples que exige apenas o conhecimento de matemática básica, sem a necessidade de fórmulas complexas ou o uso de ferramentas específicas.
- Tijolos por metro quadrado
- Telhas por metro quadrado
- Quantidade de Revestimento
- Inclinação de Telhado
- Pisos por m2
- BTUs por metro quadrado
- Calcular Taxa de Ocupação
- Volume de água em piscina
- Cálculo Taxa de Permeabilidade
Como calcular o volume de concreto para uma laje em m³
Antes de iniciar as explicações sobre o enchimento da laje com concreto, é necessário distinguir os tipos de laje que trabalharemos. São eles:
- Lajes maciças – laje feita em forma, amarrada com ferragem e preenchida integralmente com concreto.
- Lajes pré-fabricadas – laje com vigas pré-moldadas enchimento feito com alvenaria ou isopor. O concreto serve apenas para capear o enchimento
Inicialmente, vamos dar o exemplo do enchimento de uma laje maciça. Consideraremos que as vigas estão sendo concretadas ao mesmo tempo em que a laje é preenchida.
A edificação que utilizamos neste exemplo é quadrada, tendo 6 metros em cada lado, sendo que em cada um deles há uma viga. Nossa laje possuirá 10cm de espessura enquanto cada viga será de 25x55cm (Largura x altura).
Calculando o volume de concreto para a laje maciça
Para calcular apenas o volume do concreto da laje, podemos utilizar a fórmula de volume para elementos prismáticos (área da base x altura). Sendo assim, é bastante simples aplicar a conta ao nosso exemplo, veja:
- Área da base: 6m x 6m
- Altura: 10cm = 0,10m
- Volume = 6 x 6 x 0,10 = 3,6m³
O resultado de 3,6m³ significa que para concretar a área da laje a uma espessura de 10cm, gastaremos 3,6m³ de concreto. A partir deste número, podemos calcular a quantidade de cimento, areia e brita caso o concreto seja preparado no local. Se o concreto não for preparado no local, basta encomendar a quantidade calculada junto à empresa de concretagem escolhida.
Calculando o volume de concreto das vigas
Já calculamos o volume de concreto necessário para preencher a laje. Agora, precisamos obter a quantidade necessária para o preenchimento das vigas que contornam o perímetro da laje.
Para este cálculo, usaremos o mesmo princípio da laje. Calcularemos a secção da viga e multiplicaremos por seu comprimento, a diferença é que iremos subtrair os 10cm já preenchidos pela laje. Nosso cálculo ficará assim:
- Secção da viga – (0,25) x (0,55 – 0,10) = 0,1125m²
- Comprimento das vigas – 6m x 4 vigas = 24m
- Volume total das vigas – 0,1125m² x 24m = 2,70m³
O cálculo nos indica que precisaremos de 2,70m³ para o preenchimento total das vigas. Como já precisaremos de 3,6m³ para o enchimento da laje, ao todo serão necessários 6,3m³.
Calculando o volume de concreto para uma laje pré-fabricada
As lajes pré-fabricadas não necessitam de vigas, tampouco de preenchimento com concreto, uma vez que seu enchimento é feito com tijolos de alvenaria ou de isopor.
Sendo assim, o único trabalho a ser feito neste tipo de laje é o capeamento do enchimento realizado com material pré-fabricado. Caso o construtor queira construir uma laje com espessura de 12cm sobre uma área de 6×8,5m, o cálculo será da seguinte maneira:
6m x 8m x 0,12m = 5,76m³
Lidando com as perdas na obra
Quando fazemos os cálculos teóricos, acabamos não considerando que haverá perdas durante o processo de transporte e montagem da laje. Mas como sabemos, na vida real há quedas, derramamento, endurecimento, falhas no enchimento e etc., por isso deve-se considerar uma margem de perda, a qual será aplicada sobre os valores calculados anteriormente nos exemplos dados.
Esta margem de perda servirá para evitar que o serviço se perca devido a alguns pequenos detalhes, pois, se faltar concreto e o enchimento tiver que ser feito em várias etapas, pode ser que a cura fique comprometida e que o resultado não seja tão bom quanto o esperado.
A fórmula para se inserir a perda no valor final a ser produzido ou encomendado é:
Vt = Vc x (1+CP), onde:
- Vt = volume total de concreto
- Vc = volume calculado de concreto
- CP = coeficiente de perda de concreto
Em nossos exemplos, as medidas das lajes foram:
- Pré-fabricada – 5,76m³
- Maciça – 6,30m³
Caso consideremos uma perda de 5%, nossos cálculos serão:
- Pré-fabricada – 5,76 X (1 + 0,05) = 6,048m³
- Maciça – 6,30m³ X (1 + 0,05) = 6,615m³
Como era de se esperar, o volume necessário para a laje pré-fabricada é bem menor, mesmo ela possuindo uma área quadrada significativamente maior que a laje maciça. Mais especificamente, 12m².
Além da vantagem de ser mais simples e rápida, a laje pré-fabricada consome bem menos concreto que as lajes maciças. Contudo, estas últimas são mais úteis em edifícios que necessitem de uma estrutura mais reforçada e que serão submetidos a esforços maiores.
Conclusão
O processo de cálculo da metragem cúbica de uma laje é bastante simples, devendo o responsável apenas se atentar às reais dimensões do local, considerando eventuais perdas por falhas de esquadro, desnível na superfície, posicionamento das ferragens e erros da mão de obra.
Uma vez considerados os fatores acima descritos, basta aplicar regras de matemática básica para obter o volume necessário de concreto para a realização do enchimento.
Uma tendência do momento é a contratação de empresas especializadas em concretagem, as quais se deslocam até o local da obra, já com o concreto pronto para derramamento na estrutura da laje. Contudo, as formas caseiras, incluindo as velhas betoneiras e até mesmo as enxadas, ainda são muito utilizadas para preparar a massa com a qual o enchimento é realizado.
Muito bom matéria sobre os cálculos Parabéns podemos tirar dúvidas rápidas e ficar em dia com os cálculos de matemática aplicado na construção civil
Nesse caso da laje treliçada, deve se considerar apenas a espessura da capa de é de 4 a 5 cm e os vãos entre as lajotas.
Na verdade quero ser informado de quanto vou comprar de cimento, areia, brita, ferro de 1\4 . Trata-se de uma laje bem pequena. Eu mesmo vou tentar fazer. É maciça, viu.
Fica difícil de saber, pq precisaria de todo cálculo estrutural da sua construção!
Tô querendo coloca laje la em casa são 55 metros . gostaria a quan7de cimento areia e brita
Olá,
Vamos fazer uma laje (treliçada com isopor) de 14,30 x 5,60, com altura de 5cm. Calculamos 80,10 m². Com 5,0 cm de altura, soma 4m³ para os 80 m².
Qual seria o consumo estimado de materiais (cimento, pedra e areia) para essa área.
Grato
Gostaria de saber quanto vou usar de concreto em laje protendida de isopor, 10 metros de largura e 11,5 metros de comprimento 4cm de concreto