Converter kVA em Amperes (conversor online de amper)

Início » Elétrica e Construção » Converter kVA em Amperes (conversor online de amper)

Abaixo vamos deixar nosso conversor de kVA para amperes, você precisa selecionar se é monofásico ou trifásico e depois inserir os valores. Lembre-se de informar os valores corretamente para o perfeito funcionamento do conversor. Abaixo será explicado como funciona a conversão.

kVA para Amperes




kVA:

Tensão (Volts):


 

As diferentes unidades de medidas utilizadas para uniformizar os dados sobre um determinado item como a eletricidade, compõem uma necessidade em realizar conversões entre essas mesmas medidas. Isso porque um valor expresso em kVA, por exemplo, as vezes precisa ser convertido para Amperes para um cálculo diferente.

Neste post, falaremos todos os detalhes da conversão entre kVA e Amperes, o que é cada uma dessas unidades de medidas e quais são as suas principais aplicações. Além disso, falaremos a seguir como converter kVA para Amperes.

 

O que é kVA?

A sigla kVA específica o termo “kilovolltampere”, sendo uma unidade de medida equivalente ao voltampere (VA). Essa unidade de medida reconhecida pelo SI (Sistema Internacional de Medidas) estabelece uma forma diferente de medir a potência aparente de uma corrente elétrica. O kVA, assim como o VA, são medidas que equivalem a potência de uma energia ou rede elétrica.

Por ser uma medida equivalente ao VA, o kVA é determinado nessa relação de medidas. Por exemplo, 1 kVA é o mesmo que 10³ voltamperes. Essa mesma relação pode ser expressa como cada kVA equivalente a 1.000 VA.

 

O que é Ampere?

O termo “ampere”, que também pode ser descrito pela sigla “A”, é uma unidade de medida também reconhecida pelo SI. Nesta unidade de medida, são utilizados os mesmos parâmetros de potência aparente observados nas medições do kVA. O ampere, que também pode ser escrito como ampere ou ampère, é responsável por medir a corrente elétrica de um determinado circuito. Esse nome bastante peculiar foi concedido a unidade de medida como uma homenagem a André-Marie Ampère, que é o físico francês responsável por descobrir essa unidade.

De uma forma bem simples, cada ampere é equivalente a um coulomb por segundo. Sendo assim, essa relação de medidas é descrita na seguinte fórmula: 1 A = 1 C/s.

 

Como converter kVA em Ampere?

A conversão de kVA para ampere é feita através de uma fórmula simples que utiliza o valor em kVA que precisa ser convertido, uma constante de 1.000 e o valor da tensão do que será convertido. Aliás, essa conversão ainda precisa de uma consideração importante que é o tipo de sistema utilizado, como o trifásico ou monofásico. Sendo assim, teremos duas fórmulas diferentes para calcular essa conversão:

 

Monofásico

A fórmula para converter kVA para ampere no sistema monofásico é: (kVA x 1.000) / E. Nesse caso, tudo que você precisará fazer é multiplicar o valor em kVA pela constante de número 1.000. O resultado deverá ainda ser dividido pela tensão. Feito isso, você terá o valor kVA convertido para A.

 

Trifásico

A fórmula para realizar a conversão de kVA para ampere através do sistema trifásico é a seguinte: (kVA x 1.000) / (1,73 x E). O sistema trifásico utiliza duas constantes diferentes, por isso, você deverá incluir o número 1,73 no cálculo dessa conversão. Sendo assim, você deverá começar multiplicando o valor em kVA por 1.000, e o número 1,73 pelo valor da tensão. O resultado da primeira multiplicação será dividido pelo resultado da segunda. Por fim, o valor da divisão será o resultado da conversão de kVA para ampere no sistema trifásico.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

21 comentários em “Converter kVA em Amperes (conversor online de amper)”

  1. Acabo de estudar as fórmulas para conversão de KVA para Ampéres e só tenho que elogiar o modo como foi esplanadas as explicações. Muito obrigado! Edson José de Souza. São Paulo-SP.

    Responder
  2. Para o cálculo mais preciso não entraria o fator de potência também na fórmula? Ele seria relevante ou estou falando besteira?

    De qualquer forma, parabéns pelas explicações objetivas e de simples entendimento.

    Responder
  3. para o sistema mono usarei esta formula KVAX100/E

    onde seria 3KVA, daria 3×1000/220=13,636A

    para o sistema trifásico (fase fase) ficaria:
    KVAX100/1,73XE
    3×1000/1,73×220
    R=7,88A

    para o sistema trifásico (fase neutro) com a mesma tensão, como chegou neste valor de 4,55A, qual foi a formula que utilizou?

    Responder
  4. para o sistema mono usarei esta formula KVAX100/E

    onde seria 3KVA, daria 3×1000/220=13,636A

    para o sistema trifásico (fase fase) ficaria:
    KVAX1000/1,73XE
    3×1000/1,73×220
    R=7,88A

    para o sistema trifásico (fase neutro) com a mesma tensão, como chegou neste valor de 4,55A, qual foi a formula que utilizou?

    Responder
  5. Olá pessoal, toda essa fórmula também é compatível com geradergia, por causa dos fatores… exemplo vc ter 100kva em um transformador e vc ter 100kva em uma máquina geradores de energia. Tem diferença precisa calcular o fatores de potência, e a margem de segurança dos 30% de folga., Alguém pode dizer como é feito se.for calcular em cima de um gerador de energia. Obg

    Responder
  6. kVA x 1000 / E / nº de fases
    3 x 1000 / 220 / 3
    R: Cada fase na saída de um tranformador terá capacidade de 4,55A. Ex: três motores monofásicos.
    Motor 1 – Fase A – Neutro = X0 -X1 – 4,55A
    Motor 2 – Fase B – Neutro = X0 -X2 – 4,55A
    Motor 3 – Fase C – Neutro = X0 -X3 – 4,55A

    Responder

Deixe um comentário