Para calcular o volume de água de uma piscina redonda, você precisará das dimensões específicas da piscina, principalmente o raio e a profundidade. A fórmula para calcular o volume de um cilindro, que é uma forma geométrica próxima à de uma piscina redonda, é utilizada nesse caso.
Dica rápida: para descobrir o raio de uma piscina, meça o diâmetro total da piscina de um lado ao outro, passando a fita métrica pelo centro. Em seguida, divida o valor do diâmetro por 2 para encontrar o raio. Por exemplo, se o diâmetro medir 4 metros, o raio será metade desse valor, ou seja, 2 metros. Calculadora: Volume de Água de uma Piscina (em Litros)
A fórmula para calcular o volume de um cilindro é:
V = π × raio2 × altura
Para calcular o volume da piscina redonda, siga estes passos:
- Meça o Raio: Meça o raio da piscina a partir do centro até a borda. Certifique-se de medir o raio mais longo, pois a piscina é redonda. Lembre-se de usar a mesma unidade de medida para todos os valores.
- Meça a Profundidade: Meça a profundidade da piscina do fundo até a borda. Novamente, use a mesma unidade de medida que utilizou para o raio.
- Aplique na Fórmula: Use a fórmula do volume do cilindro (mostrada acima) e substitua o valor do raio pelo valor medido e a altura pela profundidade medida.
- Calcule o Volume: Utilize um valor aproximado de π (pi), comumente arredondado para 3,14 ou utilize a função de π no seu dispositivo de cálculo.
- Realize a Multiplicação e Calcule o Volume: Substitua os valores conhecidos na fórmula e realize os cálculos para encontrar o volume total da piscina.
Por exemplo, se o raio da piscina for 5 metros e a profundidade for 2 metros, o cálculo seria:
- V = 3,14 × (5×5) × 2
- V = 3,14 × 25 × 2
- V = 78,5×2
- V = 157
- V = 157 m³ ou 157.000 Litros (157 mil litros)
Importante: 1 m³ é igual a 1000 litros. Caso fique na dúvida, uso nosso conversor para Converter m3 para Litros
Portanto, o volume da piscina redonda nesse caso seria de 157 metros cúbicos.
Lembre-se de verificar se todas as medidas estão na mesma unidade (metros, centímetros, etc.) para garantir um cálculo preciso.