Seguindo o vídeo do Professor Rodrigo Ribeiro, levamos essa missão para os nossos programadores, e após terem acesso a todas as fórmulas, eles conseguiram criar uma calculadora funcional para calcular a área de um hexágono regular de maneira simples e bem detalhada.
Siga as instrução de uso e se divirta com a nossa calculadora.
*Instruções: Você precisa apenas informar o valor do Lado do hexágono, escolher a unidade de medida e clicar em “CALCULAR”.
Dentre as muitas formas geométricas dispostas no mundo ao nosso redor, o hexágono é uma delas. Essa figura geométrica plana é possuidora de seis lados. Existem várias aplicações para este formato geométrico no dia a dia das pessoas, sendo muito utilizado pela indústria. Muito utilizado em parafusos e ferramentas, o hexágono está presente assiduamente em nosso cotidiano.
Neste artigo vamos falar mais sobre o hexágono e como é feito o cálculo da área dessa figura plana. Vamos mostrar sem mistério de que forma é realizado o cálculo de sua área sem complicações. Acompanhe o artigo até o final e tire suas dúvidas sobre o hexágono e como calcular sua área.
Entendendo o Hexágono
O hexágono, mais precisamente o hexágono regular, é uma figura plana possuidora de seis lados iguais, todos com as mesma medida. O hexágono regular pode ser circunscrito em uma circunferência que irá dividi-lo em seis arcos com a mesma medida. Por se tratar de um hexágono regular, a formação dos arcos irão atingir 60° (360°/6).
Essa disposição em ângulos de 60° permite que essa figura seja utilizada em larga escala em ferramentas e parafusos. O giro de força que será necessário para apertar um parafuso com seis lados (parafuso sextavado), foi uma das grandes descobertas desde o início da era industrial. Parece uma coisa abstrata e sem sentido quando estamos aprendendo sobre as figuras geométricas e os cálculos de sua medidas. Mas elas representam muito para a sociedade em que vivemos.
Comece a observar em sua casa, em seu trabalho, nas ruas, em todos os lugares que você puder observar. Ao fazer esta observação, você irá perceber o quanto o hexágono está presente nos objetos, máquinas e ferramentas. Essa assimilação da figura explicada de forma abstrata com a realidade do dia a dia, irá fazer você entender os cálculos de medidas de uma forma mais compreensiva.
Como é feito o cálculo da área de um hexágono
Os lados de um hexágono formam ângulos como o centro, todos com a mesma medida – um arco de 60°.
Desta forma, nós podemos dizer que para cada arco da circunferência existe um triângulo equilátero de acordo com o seu ângulo central. Isso só pode ser afirmado para o hexágono regular. Também podemos dizer que a área desta figura geométrica regular é o resultado da soma dos seis triângulos.
Para calcularmos a área de um triângulo devemos utilizar o Teorema de Pitágoras, e fazer uso da seguinte fórmula:
a² = h² + a² / 4
a² – a² / 4= h²
4a² – a² / 4 = h²
3a² / 4 = h²
a√3 = h / 2
Logo em seguida, faça a substituição do valor referente a base do triângulo, que será “a” junto ao valor da altura. Ficará da seguinte forma:
A∆ = a . a√3
2
2
A∆ = a² √3 . 1
2 2
A∆ = a² √3 / 4
A área referente ao hexágono regular procurado será 6 vezes a área dos triângulos. Concluindo o cálculo da área do hexágono apresentado na explicação, iremos obter:
A = 6 . a² √3 / 4
A = 3 a² √3 / 2