Calculadora de quantidade de água que tem em uma piscina, essa é a nossa mais nova ferramenta para auxiliar a sua vida. Você precisa primeiro selecionar se a sua piscina é em formato de circulo ou quadrada, depois você precisa informar as medidas pedidas em metros e clicar em calcular.
IMPORTANTE: se a piscina tiver alguma medida com menos de 1 metro, você deverá converter para metro, exemplo: 86 cm = 0,86 m.
É comum que a gente faça perguntas sobre o tamanho, comprimento, volume e quantidade de algumas medidas. Uma das perguntas que sempre são feitas é sobre a quantidade de água em uma piscina.
Algumas pessoas fazem até apostas para ver quem acerta a quantidade de água apenas observado a piscina. Mas é importante saber, que apenas com uma análise visual, é possível acertar com uma aproximação boa a quantidade de água que uma piscina contém. Para isso, basta conhecer bem a definição matemática de volume.
- Importante você saber:
- Área da Esfera
- Área do Cubo
- Área do Cilindro
- Volume da Esfera
- Volume do Cilindro
- Volume do Cubo
A definição matemática de volume
Em matemática, as formas são tratadas a partir de suas dimensões. Existem formas dadas em 1, 2 ou 3 dimensões.
Das formas com 1 dimensão, podemos destacar as retas e pontos, elas apenas são descritas como valores no espaço. Assim, para itens de 1 única dimensão, usamos unidades de comprimento para medir, sendo a mais comum, o metro. Uma reta é medida em metros, assim como a distância de um ponto a outro.
Já os itens de 2 dimensões têm seus limites medidos como áreas, pois formas com duas dimensões ocupam um determinado espaço em um plano. Imagine um campo de futebol, não é possível descrever seu tamanho apenas pelo comprimento, é necessário também informar a largura, assim se obtém a área ocupada por ele. Estas formas são medidas por áreas, sendo a mais comum, o m² (metro quadrado).
Por fim, temos os itens de 3 dimensões, estes, ocupam não só uma área no plano, mas também uma determinada quantidade de espaço. Imagine um cubo, não é possível descrevê-lo apenas informando seu comprimento e largura, é necessário também informar a altura, só desta maneira é possível compreender seu formato. As medidas de formas de 3 dimensões são dadas em volumes, para medi-las, em geral usa-se o m³ (metro cúbico).
Convertendo de metro cúbico para litro
Existe uma escala matemática que converte algumas unidades em outras. Mas é importante entender que apenas unidades que medem grandezas semelhantes podem ser convertidas entre si. Por exemplo, é possível converter centímetros em polegadas, pois as duas unidades medem o comprimento. Não é possível converter litros em metros, pois os dois medem grandezas diferentes.
Por definição, cada decímetro cúbico (dm³) equivale a 1 litro, assim, 1 metro cúbico (m³) equivale a 1000 litros. Desta maneira, para converter alguma medida de m³ para litros, para multiplica-la por 1000 e para converter de litros para m³, basta dividi-la por 1000.
- 1m³ = 1000 litros
- 1 litro = 0,001 m³
Como calcular o volume da piscina
Imagine uma piscina retangular qualquer. Para calcular seu volume, basta medir seus lados e sua profundidade. Imagine que a figura abaixo seja uma piscina e que as letras C, L e P representem respectivamente seu comprimento, largura e profundidade.
O volume da piscina será o produto destas 3 medidas. Se os valores forem:
- C = 10
- L = 4
- P = 2
Então, o volume será de 10 x 4 x 2 = 80m³, oitenta metros cúbicos.
Como calcular a quantidade de água de uma piscina em litros
Como sabemos, cada 1m³ vale 1000 litros, então, a piscina dada no exemplo anterior, tendo 80m³ terá 80.000 litros. Esta regra vale para todas as formas cúbicas e de paralelepípedos.
Muito bom