Olá a todos os visitantes, vamos trazer hoje uma calculadora muito simples (volume do cubo), você só precisa informar o valor de uma dos lados e clicar em CALCULAR. Abaixo da calculadora nós vamos deixar algumas explicações de como é feito o cálculo, vídeo aula e também a fórmula para cálculo do volume.
Os cubos são formas as quais estamos muito acostumados. Todos os dias vemos e manipulamos objetos com estas formas. Desde um cubo de gelo até as caixas dos objetos que utilizamos. Calcular o volume do cubo é muito importante, tanto para o conhecimento do conceito matemático quanto para o uso no dia a dia.
Imagine o caso de uma transportadora, seus caminhões carregam caixas com formas cúbicas ou similares, neste sentido, calcular o volume das caixas é fundamental para verificar se eles caberão nos caminhões e quanto da capacidade está sendo utilizada. Nos próximos tópicos, ensinaremos um pouco mais sobre o conceito de volume e também sobre como calcular o volume do cubo.
- Outras calculadora desenvolvidas:
- Perímetro do Retângulo
- Perímetro do Quadrado
- Área do Quadrado
- Área do Retângulo
- Área do Cubo
A definição do volume na matemática
Na geometria, a definição de volume é dada pela quantidade de espaço ocupada por uma determinada forma. No caso, considera-se as três dimensões para realizar a medição desse volume, sendo elas o comprimento, a largura e a altura.
Um cubo é um sólido regular, ou seja, possui lados uniformes. Também são regulares as esferas, pirâmides, paralelepípedos, cones e trapézios. Outras formas de sólidos podem aparecer, mas serão apenas variações de algumas destas citadas.
A forma do cubo e de seus similares
O cubo é um sólido regular que, necessariamente, possui todos os lados exatamente iguais, ou seja, as arestas são todas do mesmo tamanho. Existem variações do cubo que possuem propriedades semelhantes, mas que são diferentes em relação às dimensões dos lados, a principal destas variações é o paralelepípedo.
O cubo é basicamente um quadrado perfeito expresso em 3 dimensões ao invés de apenas duas. Assim como mostra a figura abaixo
O volume ocupado pelo cubo no espaço será sempre igual ao produto de suas arestas, expressas nas 3 dimensões.
Como calcular o volume do cubo
O volume do cubo poderá ser calculado multiplicando a medida de suas arestas nas três dimensões, assim, se o lado de um determinado cubo vale “L”, então o volume do cubo será: L x L x L, ou L³. Este é o exato motivo porque se diz que um número elevado a 3ª potência está sendo elevado ao cubo, porque é multiplicado por si mesmo 3 vezes.
Como exemplo, vamos pegar o cubo de lado igual a 5m:
Para obter seu volume, basta multiplicar a área da base pela altura do sólido, ou seja, 5 x 5 x 5 = 125, ou 125m³. É desta maneira que se descobre o volume dos cubos e sua capacidade de armazenamento.
Convertendo o volume do cubo para litros
Os volumes dos cubos em geral são dados em medidas que representam variações de unidades de comprimento, m³, cm³, dm³ e etc., mas é possível também, que estas medidas sejam expressas em unidades exclusivas para volume, sendo que a principal delas é o litro.
Para realizar a conversão de unidades de unidades regulares para litros, basta que sejam observadas as seguintes regras básicas:
- 1m³ = 1000 litros
- 1litro = 0,001m³
- 1 dm³ = 1L