Encontrar o perímetro de um triângulo não é nenhum bicho de sete cabeças. Essa medida consiste na linha externa (linha da borda) de um triângulo. O método mais rápido e simples de encontrar o perímetro de um triângulo é somando o comprimento dos lados. Mas, existem casos onde essa medida é uma incógnita e você deverá realizar cálculos para determinar o comprimento de cada lado.
Neste artigo vamos ensinar você a descobrir o perímetro de um triângulo de duas formas diferentes. Vamos mostrar cada uma dessas fórmulas em um passo a passo bem explicado. Continue lendo o artigo até o final e aprenda a calcular o perímetro de um triângulo sem dificuldades. Calcular Área de um Triângulo
Conheça o perímetro de um triângulo com a medida de seus lados
Considerando um triângulo com lados a, b e c, a medida do perímetro “P” é determinada como P = a + b + c. A partir desta fórmula fica fácil de obtermos o perímetro de um triângulo, somando as medidas de cada lado. Ao nos referirmos a um triângulo, independente de qual seja o ângulo entre os lados e comprimento de cada lado, sempre serão três lados.
Você deverá obter a medida relativa ao comprimento dos três lados do triângulo, assim encontrando o comprimento total desta medida. Um exemplo, lado a = 5, lado b = 5 e lado c = 5, então temos um comprimento total de 15 unidades. Neste caso, nós exemplificamos um triângulo equilátero (triângulo com os três lados iguais). Mas não importa qual seja o tipo de triângulo, a aplicação deste método simples é sempre o mesmo. Como calcular a Hipotenusa
Exemplo:
Encontre o perímetro de um triângulo cujo os lados medem 20 cm cada um.
P = lado + lado + lado
P = 20 + 20 + 20
P = 60
Então, podemos afirmar que o perímetro deste triângulo é 60 cm.
Encontre o perímetro de um triângulo sabendo a medida dos lados
Caso você tenha em um enunciado a medida de um dos lados de um triângulo equilátero, então basta somar três vezes este valor. No caso do triângulo retângulo (triângulo com um ângulo reto), o valor da hipotenusa deverá ser levado em conta.
Vamos ensinar a encontrar o perímetro a partir da medida de dois lados nesta etapa. Os triângulos retângulos são bastante explorados em provas de concursos e vestibular. Então, aprenda a fórmula de como encontrar o perímetro de um triângulo conhecendo a medida de um dos lados:
a² + b² = c²
A fórmula acima é o Teorema de Pitágoras, importante para nos dar os elementos necessários na definição do perímetro. Você deverá rotular os lados deste triângulo com as letras “a”, “b” e “c”, não importando qual lado irá receber qual letra. Insira os valores referentes aos comprimentos conhecidos através do Teorema de Pitágoras, lembrando que o Teorema é a² + b² = c².
Exemplo 1:
Vamos imaginar a = 3, b = 4 e c = ?, então, 3² + 4² = c²
Resolva a equação acima e encontre o valor do perímetro do triângulo, elevando ao quadrado os comprimentos conhecidos.
No exemplo 1, a solução fica da seguinte forma: 3² + 4² = c²;
Então, 9 + 16 = c²;
25 = c²
C = 25
Agora, encontre a raiz quadrada de 25: Raiz de 25 = 5.
Então, o perímetro deste exemplo será 3 + 4 + 5 = 12 unidades.
Exemplo 2:
Imagine agora a = 6, b = ? e c = 10, então, 6² + b² = 10²
6² + b² = 10²
36 + b² = 100
100 – 36 = b²
64 = b²
Agora, encontre a raiz quadrada de 64: Raiz de 64 = 8.
Então, o perímetro será 6 + 8 + 10 = 24 unidades.