Como Calcular Taxa de Permeabilidade (calculadora online)

Início » Elétrica e Construção » Como Calcular Taxa de Permeabilidade (calculadora online)

Segue abaixo nossa calculado de taxa de permeabilidade. Você precisa inserir o tamanho do seu terreno em M² e também a taxa de permeabilidade exigida pelo seu município e clicar em calcular.

CALCULADORA

Tamanho do Terreno (m²):

Taxa permitida na sua região (em %):

 

Todo projeto de arquitetura deve ser bem pensado nos mínimos detalhes. Um desses detalhes muito importante é a taxa de permeabilidade de uma construção. Isso porque com o crescimento urbano, os impactos sentidos pela natureza são muito maiores do que antes das grandes cidades. Por isso, surgiu a necessidade de permitir que o solo tenha a permeabilidade adequada.

Neste post, falaremos sobre o que é taxa de permeabilidade, para que serve, qual é a função desse item de cálculo dentro da arquitetura, dentre os pontos mais importantes desse fator. Além disso, ensinaremos como fazer o cálculo da taxa de permeabilidade para uma construção arquitetônica. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é taxa de permeabilidade?

A taxa de permeabilidade surgiu como uma necessidade de preservar o meio ambiente mesmo com a construção de grandes cidades. Isso porque a cada nova construção, o solo se torna impermeável, o que provoca uma série de problemas para a natureza, dentre eles está a redução das chuvas. A crise hídrica que o Brasil tem vivido nesses últimos anos é um grande exemplo de como as cidades têm gerado efeitos negativos para a natureza. Aliás, esse não é um problema e uma preocupação apenas do nosso país, mas sim do mundo inteiro.

Sendo assim, a impermeabilidade do solo é um problema que não pode ser ignorado, principalmente nos projetos de arquitetura. Por isso, foi criado a taxa de permeabilidade, que é um cálculo que permite identificar qual é a taxa de permeabilidade de cada construção. Através dessa taxa, é possível saber quais serão os efeitos que a construção trará para a natureza.

Mas antes de falarmos sobre o cálculo, é necessário se conscientizar de que essa taxa é de extrema importância na vida de todos os seres vivos do planeta. Isso porque o impacto gerado por construções sem planejamento é sentido em todo o mundo. Sendo assim, confira a seguir a importância de manter o solo permeável.

planta baixa de casa

 

Importância da taxa de permeabilidade

O aumento demográfico que ocorreu no Brasil após a década de 60 fez com que diversas cidades pequenas se tornassem grandes centros urbanos com diversas áreas cobertas por asfaltos e concretos. Embora isso possa parecer “progresso” para a maioria das pessoas, o impacto de tornar o solo liso, uniforme e impermeável, é sentido nas crises hídricas que esses grandes centros urbanos vêm passando.

Mesmo com a instalação de bueiros e galerias subterrâneas que têm o papel de realizar o escoamento da água das chuvas, essa vazão hídrica não é suficiente. Sem mencionar o fato de que a maioria desses lugares criados para o escoamento da água estão entupidos por causa do lixo jogado pela própria população nas ruas.

Mas o que isso causa de fato para a natureza? O primeiro sinal de que tem algo errado são as enchentes recorrentes após fortes chuvas. Outro sinal muito característico desse problema é a redução das chuvas, o que causa também uma redução significativa das reservas hídricas de todo o país. Isso acontece porque a chuva que lava as cidades não consegue voltar para os lençóis freáticos por causa das construções urbanas. Sendo assim, o solo não consegue promover o processo natural que provém a chuva, tornando o solo pobre e deficiente.

É por essa razão que o governo criou um indicador para que os projetos de construção preservem o máximo possível dessa permeabilidade do solo. A taxa de permeabilidade tem essa enorme responsabilidade de equilibrar as construções com os impactos na natureza.

 

Regras da taxa de permeabilidade

A legislação brasileira passou a exigir que todos os terrenos tenham uma porção de solo permeável. Essa regra criada recentemente é empregada tanto para terrenos privados quanto públicos. Sendo assim, as construções realizadas por grandes empreiteiras, por profissionais autônomos ou por órgãos do setor público, devem seguir a regra de manter uma porção do terreno na forma permeável. Isso significa que parte dessa área dedicada para a construção não pode ter nenhum tipo de cobertura como asfalto ou concreto.

É através dessa porção estipulada para cada terreno que a água pode ser escoada adequadamente atingindo o lençol freático ou lagos, rios e até mesmo os mares. Além dessa forma bem simples de ajudar a natureza em sua reconstrução natural, há diversos municípios do país que obrigam os moradores a plantar pelo menos uma árvore no terreno, o que também contribui para essa compensação ambiental.

Para manter essa permeabilidade do solo, o terreno não pode ter nenhum tipo de edificação abaixo do solo, nem mesmo para a estruturação. Ou seja, essa pequena porção do terreno precisa ter contato direto com o solo, o que permitirá que a água desça até os lençóis freáticos. Isso pode ser feito de diversas formas, sendo a mais simples a construção de um jardim.

Mas para quem não quer ter contato com terra ou com plantas, é indicado utilizar estruturas que permitem a permeabilidade do solo, como seixos, pedras, argila expandida, blocos de concreto vazados, placas de drenagem, asfalto drenante, decks de madeira, blocos intertravados, entre outras diversas opções que contribuem para a natureza.

 

Como calcular a taxa de permeabilidade?

O cálculo da taxa de permeabilidade pode variar dependendo de alguns fatores, como, por exemplo, a política adotada por cada cidade. Isso porque os municípios do país possui uma porcentagem própria definida para o cálculo da permeabilidade. Além disso, se a porção do terreno dedicada a permeabilidade for coberta por alguma das opções permeáveis citadas acima, o cálculo deverá ser feito de acordo com a permeabilidade permitida em cada opção.

Sendo assim, para calcular a taxa de permeabilidade basta saber a porcentagem do terreno que deve ser permeável. Essa informação é fornecida por cada município na Prefeitura da cidade. A maioria das prefeituras estabelece uma porcentagem de 30% do terreno. Vamos considerar que um terreno de 500 m² precise de um espaço permeável de 30% do terreno. Nesse caso, o cálculo da taxa de permeabilidade é feito da seguinte forma:

500 m² = 100%

30% = 150 m²

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

Deixe um comentário