Como Calcular Massa Molar (calculadora online)

Início » Química/Física » Como Calcular Massa Molar (calculadora online)

Após muitos pedidos, decidimos criar uma calculadora para Massa Molar de compostos químicos. Para você usar corretamente a ferramenta, siga as instruções a risca. Você precisa informar a fórmula que deseja obter a massa molar e clicar em calcular. Veja alguns exemplo de como você deverá escrever as fórmulas: H2O, CO2, NaCl

CALCULADORA DE MASSA MOLAR

Insira a Fórmula do seu Elemento:


 

 

Os átomos são pequenas partes que constitui a matéria e não podem ser medidos com exatidão. Ou seja, ainda não é possível mensurar a quantidade exata de um determinado átomo em um corpo material. Para ser possível trabalhar com quantidades significativas de um determinado tipo de átomo em um corpo, os estudiosos utilizam unidades de agrupamento conhecidas como mols. Veja também como calcular molaridade.

 

Medida definida de um mol

O mol é definido com base na quantidade de átomos de carbono existente em 12 g do isótopo carbono-12. Essa quantidade é equivalente a 6,022 x 10²³ átomos, muito conhecido como constante de Avogadro. Assim, é possível estimar o número de átomos existente em uma substância.

 

Como calcular a massa molar de um elemento?

Primeiramente, devemos procurar a massa molar em gramas de um mol de qualquer substância existente. Para fazer isso, devemos utilizar a massa atômica de um elemento fazendo a multiplicação da conversão em gramas pela quantidade de mol (g/mol).

Em seguida, busque saber a massa atômica do elemento que será calculado. Essa é a medida em unidades atômicas em todos os isótopos dos elementos. Para ter acesso a essa informação, basta verificar a tabela periódica para obtê-la. Localize o elemento através do seu nome e símbolo atômico que você verá o número da massa atômica de tal elemento. Um exemplo disso, é observarmos a massa atômica do Hidrogênio (1.001), ou do Carbono (12.0107).

Multiplique a massa atômica do elemento pela constante da massa molar, que é 0,001 kg para cada mol, ou 1 g a cada mol. Desta forma, o Hidrogênio terá a 1,007 g/mol e o carbono tenha 12,0107 g/mol. É importante lembrarmos que existem elementos compostos em uma molécula, como, por exemplo, dois átomos de hidrogênio na água. Desta forma, o resultado deverá ser multiplicado por 2:

H² – 1,007 x 2 = 2,014 g/mol

O² – 15,9994 x 2 = 31,9988 g/mol

CL² – 35,453 x 2 = 70,096 g/mol

 

Como calcular a massa molar de um composto?

Primeiramente, você deve localizar a fórmula química de um composto, que consiste de um número de átomos em um determinado elemento. Neste caso, são considerados todos os elementos constituintes do composto químico. Um exemplo do que estamos falando é, em relação a fórmula do ácido clorídrico (cloreto de hidrogênio), que é HCI ou da glicose, que é C6H12O6. Desta forma, podemos identificar o número de átomos existente em cada elemento que compõe todo o composto.

No caso do HCI, temos 1 átomo de hidrogênio e também 1 átomo de cloro. Já no caso da glicose, temos 6 átomos de carbono, 6 átomos de oxigênio e 12 átomos de hidrogênio.

Para calcular a massa molar de cada elemento do composto, devemos multiplicar a massa atômica do elemento pelo número de átomo que constitui o composto. Desta forma, a quantidade relativa dos elementos presentes no composto poderá ser mensurada por estimativa.

Sabendo que a massa molar de cada elemento que constitui o HCI é de 1,007 g/mol de hidrogênio e 35,453 g/mol de cloro. Então, some a massa molar dos elementos do composto, de forma que possa determinar a massa molar total encontrada no composto:

HCI – 1,007 + 35,453 = 36,460 g/mol, onde, a massa de um mol do HCI é de 36,46 gramas.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

1 comentário em “Como Calcular Massa Molar (calculadora online)”

Deixe um comentário