Após vasta pesquisa, encontramos o canal Só números do Professor Rodrigo Oliveira e conseguimos sanar diversas dúvidas para o desenvolvimento dessa calculadora.
Sabendo como funciona o cálculo e tendo acesso a fórmula completa, nossa equipe conseguir desenvolver uma calculadora completo para calcular a área de um losango. Siga as instrução para o perfeito funcionamento da mesma.
*Instruções: Você precisa apenas informar o valor da Diagonal 1 (D), Diagonal 2 (d), escolher a unidade de medida e clicar em “CALCULAR”.
Dentre as figuras geométricas com seu grau de importância para cada aplicação e para o cotidiano das pessoas, o losango é uma delas. Com várias aplicações, podendo ser na indústria, nas artes, em diversos tipos de cálculos essa figura plana pode ser aplicada. Podemos ver o losango como um paralelogramo quadrilátero possuidor de quatro lados idênticos.
Neste artigo vamos ensinar como é feito o cálculo da área do losango de três forma diferentes. Vamos ensinar o passo a passo destes três métodos de se encontrar a área desta figura de forma simples. Continue lendo este artigo até o final e aprenda três formas de se fazer o cálculo da área de um losango.
Cálculo da área de um losango através das diagonais
Primeiramente, você deverá descobrir o comprimento exato de cada diagonal desse losango. As diagonais existentes nesta figura são linhas que ligam os cantos (pontos vértices) em oposição. Ou seja, são as linhas que ligam um ponto ao outro formando duas diagonais entre os vértices. Essas diagonais compõem quatro triângulos após a ligação entre esses pontos.
Vamos imaginar que as diagonais possuem medidas de 6 cm e 8 cm de comprimento. Sendo assim, multiplique o comprimento equivalente destas diagonais uma pela outra. Neste caso, iremos multiplicar 6 x 8 = 48. Nunca se esqueça que quando multiplicamos a mesma unidade ele se eleva ao quadrado, ao cubo, e assim por diante. Neste caso, vamos obter 48 cm² diante da multiplicação das diagonais do nosso exemplo imaginário.
Agora, você deverá dividir o resultado desta multiplicação por 2, sendo que será 48 cm². Faça essa divisão por 2, que ficará da seguinte forma:
48 cm²/2 = 24 cm²
Então, podemos afirmar através desse método que a área do losango é igual a 24 cm².
Cálculo da área de um losango através da base e da altura
Neste método, você deverá descobrir o comprimento exato da base e da altura em um losango. Esse método pode ser visto como o equivalente da multiplicação da medida da altura pelo lado do losango. Vamos imaginar que essa altura seja exatamente 7 cm e a base deste losango seja 10 cm.
Então, a partir desses dados, você deverá multiplicar a altura e a base do losango. Ao possuir os valores da base e da altura desse losango, você deverá somente fazer a multiplicação destas medidas e assim obter a área desta figura. Nosso exemplo ficará da seguinte forma:
10 x 7 = 70
Então, podemos afirmar que a área deste losango é de 70 cm².
Cálculo da área de um losango através da trigonometria
Ao fazermos uso da trigonometria, devemos elevar a medida de qualquer um dos lados ao quadrado. Sabemos que um losango possui quatro lados da mesma medida, então, sendo assim, não importa o lado que será escolhido. Vamos imaginar que o um dos lados tem medidas iguais a 2 cm, então, será 2 x 2 = 4.
Agora, será necessário multiplicar o resultado obtido pelo seno de um dos ângulos desse losango. Você poderá escolher qualquer lado desse losango e utilizar o ângulo do lado escolhido. Vamos imaginar que o ângulo seja 33°. Desta forma, você deverá multiplicar o seno de 33° por 4 cm² e encontrar a área do losango:
2 cm² x 33° = 4 cm² x 1 = 4 cm²
Então, podemos afirmar que a área deste losango é de 4 cm².