Apresentamos mais uma calculadora química, essa ferramente faz o cálculo da concentração de mol/L. Siga todos os passos corretamente, leia o artigo e veja o vídeo para entender melhor como funciona o cálculo. Calculadora de Molalidade
O cálculo da molaridade é um importante instrumento para diversas aplicações matemáticas que envolvem o estudo da química. Através desse cálculo, é possível obter números em mol, que é equivalente a concentração em quantidade de cada matéria estudada. Nesse caso, o número obtido em mol serve para acompanhar quanto há dessa concentração em cada litro do mesmo material, entre outras aplicações bastante úteis.
Neste post, falaremos em mais detalhes o que é molaridade, para que serve o cálculo, quais são as aplicações e informações mais importantes sobre o assunto. Além disso, ensinaremos como calcular a molaridade através de algumas fórmulas. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é molaridade?
A molaridade expressa em diversas aplicações de química significa simplesmente a concentração em quantidades encontrada de uma determinada matéria. Essa relação ocorre a partir de dois dados importantes, sendo o primeiro a quantidade de matéria de um determinado soluto, e a segunda o volume dessa solução em litros. Sendo assim, o cálculo da molaridade passa a ser medido sempre em mol por litro, onde mol é igual a n₁, e litro é igual a V.
Para entender melhor essa relação de cálculo, vamos observar a concentração de suco gástrico presente em nosso estômago. Essa solução extremamente importante nos processos digestivos dos seres humanos, é composta pelo ácido clorídrico (HCl), que representa exatamente 0,01 mol/L, o que significa que há 0,01 mol de HCl a cada litro de suco gástrico em nosso estômago.
Esse tipo de concentração também é chamada por outros autores relacionados a estudos da química como concentração molar ou ainda molaridade, como já mencionamos. Mas o termo mais correto para tratar o assunto é “concentração em mol/L“, ou ainda “concentração em quantidade de matéria“.
Independente do termo utilizado para especificar essa medida, o mol é reconhecido pelo SI (Sistema Internacional de Unidades). Aliás, a molaridade também é reconhecida pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada). Por isso, essa medida é utilizada amplamente na química em diversos cálculos de estudiosos, laboratórios de química e indústrias desse tipo.
Como calcular a molaridade?
Para realizar o cálculo da molaridade de um determinado agente químico, é importante seguir a fórmula básica para o cálculo do mol. Nesse caso, a fórmula é descrita da seguinte forma: M = nº mol do soluto / volume de solução (L). A fórmula pode ser descrita ainda por M = n₁ / V. As duas representações resultam no cálculo do mol, desde que os números de cada item estejam corretos.
A fórmula para o cálculo do mol é feito com o soluto na forma de mol. No entanto, há diversos cálculos onde esse valor é informado na forma de massa, que muitas vezes é medida em gramas. Quando isso acontece é necessário extrair essa primeira informação antes de iniciar o cálculo da molaridade. Nesse caso, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
n = massa do soluto / massa molar do soluto (n₁ = m₁ / M₁)
Seguindo a fórmula da molaridade e da conversão de massa para mol, você poderá calcular a molaridade de qualquer elemento químico.