Base64 Encode

Bom pessoal, recebemos algumas dezenas de mensagens pedindo para que nós desenvolvêssemos um codificador e um decodificador Base64. Após algum tempo de pesquisa, conseguimos criar as ferramentas para que elas fossem usadas o mais fácil possível, o desenvolvimento foi realizado em PHP, HTML e AJAX.

Para usar o codificador abaixo é muito simples, você só precisa digitar o texto que deseja e clicar em codificar. Logo após a ferramenta, nós iremos deixar algumas informações, vídeo-aulas e explicações pertinentes sobre Base64, leia até o fim para você ficar por dentro de tudo.

CODIFICADOR

Texto para codificar:

 
O Base64 é um método muito utilizado na internet para a codificação de dados, permitindo a transferência desses dados na forma de texto. Esse método pode ser utilizado para diversas finalidades na internet, sendo a principal delas a codificação para transferência. Além disso, esse método está presente em diversas transferências realizadas no dia a dia ao enviar um pacote de dados ou receber em um computador.

Neste post, explicaremos em detalhes o que é Base64, para que ele serve e como codificar através desse método. Além disso, falaremos um pouco mais sobre as finalidades desse método e outras informações úteis sobre esse assunto. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é Base64?

O Base64 é um método utilizado para codificar dados. Essa codificação permite que dados binários sejam transferidos através da internet na forma de texto. Por ser um método de codificação utilizado na internet, o Base64 se enquadra no MIME, que é a codificação utilizada para a transferência de conteúdo.

Um exemplo desse tipo de conversão são os anexos enviados por e-mail. Nesse tipo de situação, a transferência exige que os dados sejam codificados em texto, em vez da sequência binária. Há diversos outros exemplos onde é necessário esse tipo de codificação.

 

Para que serve o Base64?

Esse método de codificação é utilizado principalmente em transferências onde é necessário que os dados contenham texto em vez de números binários. Nesse tipo de codificação, o Base64 permite que os dados sejam convertidos para texto, permitindo uma transferência mais completa e adequada para cada sistema. Como já mencionamos, os anexos em e-mail são um exemplo de conversão de binário para texto através do método Base64.

tabela encode base64

 

Como codificar utilizando o Base64?

O método Base64 leva esse nome por ser constituído de 64 caracteres como base de codificação. Esses caracteres podem ser ([A-Z], [a-z], [0-9], “+” e “/”). Além desses caracteres, o Base64 utiliza o carácter “=” como um sufixo especial dentro da codificação. Veja a seguir um exemplo de codificação através do Base64:

  • Texto original: hello world
  • Texto codificado por meio do Base64: aGVsbG8gd29ybGQ=

Embora essa conversão pareça bem simples, é necessário bastante técnica e conhecimento para converter um texto original em uma codificação Base64. Isso porque a maioria dessas codificações exigem que o texto base passe pela representação ASCII, que é um tipo específico de leitura de dados, assim como o Base64. A codificação ASCII permite que os caracteres binários sejam representados em valores de bytes.

Aliás, esse tipo de conversão segue ainda uma outra conversão um pouco mais complexa. Os valores em bytes precisam também passar por uma referência em binário para obter o valor correspondente, chamado de index. Através desse valor em index, é possível codificar um texto em Base64.

Dessa forma, cada valor em index representa um caracter no método Base64. Sendo assim, é fundamental converter primeiramente o texto binário em ASCII para obter o valor index e assim codificar utilizando o Base64.

Os valores utilizados para essa conversão de codificação vão de 0 a 63, tendo como caractere de codificação as letras, os números e os símbolos utilizados no Base64 que já mencionamos. Sabendo os valores em index, é possível utilizar uma tabela simples para codificar qualquer texto em Base64.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

Deixe um comentário