Olá estudantes, hoje vamos apresentar nossa calculadora online de volume do cilindro, você precisa informar o tamanho do RAIO e também a ALTURA. Vale lembrar da importância de ambos estarem na mesma unidade de medida, lembramos também que o RAIO é igual a metade do diâmetro. Abaixo da calculadora nós deixaremos uma vídeo aula, a fórmula e exemplos de como é feito o cálculo corretamente.
Os cilindros são formas muito úteis, tanto na matemática quanto no mundo real. Muitos objetos, ferramentas, máquinas e utensílios se valem de formatos cilíndricos. Por isso, saber calcular o volume ocupado por um cilindro é importante, isso nos ajuda a resolver problemas do mundo real, como por exemplo, a quantidade de água contida em um copo, o volume de medicamento dentro de uma seringa.
- Veja outras calculadoras:
- Perímetro de um Circulo
- Área do Cone
- Área do Circulo
- Área da Esfera
- Área do Cilindro
- Volume da Esfera
A definição matemática de volume
Em matemática, volume é a quantidade de espaço ocupada por uma forma, ou seja, o quanto ela mede em comprimento, largura e altura.
Todas as formas sólidas possuem volume, ao passo que as formas planas não o possuem, pois estão descritas em apenas 2 dimensões (X,Y), enquanto as formas sólidas estão dadas em 3 dimensões (X,Y,Z).
O cilindro é uma forma sólida, pois além de uma base com duas dimensões na forma de um círculo, ele possui uma dada altura, sendo assim, ao todo o cilindro apresenta-se em 3 dimensões (largura, comprimento e altura) ou (X,Y,Z).
Como é formado um cilindro
O cilindro é formado por um círculo na base e uma dada altura à qual o círculo é projetado, assim como mostra a imagem abaixo.
A base da forma é o círculo de raio “r” e sua projeção é dada ao longo da altura “h”. De posse destas duas medidas, podemos definir o volume do cilindro e até simular sua capacidade de contenção de líquidos e outros fluidos.
Como calcular o volume de um cilindro
Antes de aprender o cálculo do volume do cilindro, é necessário entender como é calculada a área do círculo, uma vez que o cilindro é apenas a projeção no espaço desta área. Portanto, a área do círculo base é a principal parte do processo de medição do volume do cilindro.
Para calcular a área do círculo base, precisaremos saber a seguinte fórmula:
- A = π x r², sendo:
- π = aprox. 3,14
- r² = r x r
Então, se o valor de “r” for 2 por exemplo, a área do círculo será de π x r² ou 3,14 x 2² ou 3,14 x 4 ou 12,56. Caso a medida do raio seja dada em metros (m), a medida da área será dada em metros quadrados (m²).
Uma vez que se sabe a área do círculo de base, o cálculo do volume do cilindro fica muito fácil. Basta multiplicar a área da base pela altura “h” do cilindro.
Caso o cilindro do nosso exemplo tenha uma altura “h” equivalente a 10m, seu volume será de A x h = 12,56m² x 10m = 125,6 m³. Como todas as medidas foram dadas em metros, o volume será dado em m³ (metros cúbicos).
Convertendo as medidas de volume do cilindro
Muitas vezes, no dia a dia, as medidas que precisamos usar par ao volume dos cilindros são dadas em litros, por isso, saber como converter de m³ (metros cúbicos) para litros é muito importante. Para isso, pode-se usar as seguintes regras:
- 1 m³ = 1000L
- 1 L = 0,001m³