Hoje, nossa especialista em contabilidade Aline Medeiros da ADC Medeiros apresenta a calculadora de variância amostral e populacional 100% online. Observe sempre nossas instruções de uso, para que o cálculo seja realizado corretamente.
Nos resultados, você também receberá respostas de: contagem de números, média, desvio padrão e variância.
Uma calculadora completa para te auxiliar.
Calculadora de Variância
Instruções de uso:
- Informe no caixa de texto, os número separados por vírgula, exemplo: 2, 4, 5, 7, 11, 4;
- Clique em CALCULAR.
Contagem:
Média:
Desvio Padrão Amostral:
Desvio Padrão Populacional:
Variância (desvio amostral):
Variância (desvio populacional):
Fórmulas de variância
Existem duas fórmulas para a variância. A fórmula correta depende se você está trabalhando com toda a população ou usando uma amostra para estimar o valor da população. Em outras palavras, decida qual fórmula usar dependendo se você está realizando estatísticas descritivas ou inferenciais .
As equações estão abaixo, e então eu trabalho com um exemplo de encontrar a variância para ajudar a trazê-la à vida.
Fórmula de variância populacional
Use a forma populacional da equação quando tiver valores para todos os membros do grupo de interesse. Nesse caso, você não está usando a amostra para estimar a população. Em vez disso, você mediu todas as pessoas ou itens e precisa da variação para esse grupo específico.
Por exemplo, se você mediu pontuações de teste para todos os membros da classe e precisa saber o valor dessa classe, use a fórmula de variância da população.
A fórmula para a variância de uma população inteira é a seguinte:
Fórmula de variância populacional.
Na fórmula de variância populacional:
σ 2 é a variância da população.
X i é o i-ésimo ponto de dados.
µ é a média populacional.
n é o número de observações.
Para encontrar a variância, pegue um ponto de dados, subtraia a média da população e eleve ao quadrado essa diferença. Repita este processo para todos os pontos de dados. Em seguida, some todos esses valores ao quadrado e divida pelo número de observações. Portanto, é a diferença média ao quadrado.
Fórmula de variância amostral
Use a fórmula de variância da amostra quando estiver usando uma amostra para estimar o valor de uma população. Por exemplo, se você pegou uma amostra aleatória de estudantes de estatística, registrou suas pontuações em testes e precisa usar a amostra como uma estimativa para a população de estudantes de estatística, use a fórmula de variância da amostra.
A fórmula populacional tende a subestimar a variabilidade quando você a usa com uma amostra. A fórmula de amostra abaixo corrige esse viés.
Na fórmula de variância da amostra:
s 2 é a variância da amostra.
X i é o i-ésimo ponto de dados.
x̅ é a média amostral.
n–1 são os graus de liberdade.
O processo de cálculo para amostras é muito semelhante ao método populacional. No entanto, você está trabalhando com uma amostra em vez de uma população e está dividindo por n–1. Esse denominador neutraliza um viés em que as amostras tendem a subestimar o valor da população.