Uma sub-rede é uma divisão de uma rede IP (conjunto de protocolos da Internet), onde uma rede IP é um conjunto de protocolos de comunicação usados na Internet e em outras redes semelhantes. É comumente conhecido como TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).
O ato de dividir uma rede em pelo menos duas redes separadas é chamado de sub-rede, e os roteadores são dispositivos que permitem a troca de tráfego entre as sub-redes, servindo como um limite físico. O IPv4 é a arquitetura de endereçamento de rede mais comum usada, embora o uso do IPv6 esteja crescendo desde 2006.
Um endereço IP é composto por um número de rede (prefixo de roteamento) e um campo de descanso (identificador de host). Um campo de descanso é um identificador específico para um determinado host ou interface de rede. Um prefixo de roteamento geralmente é expresso usando a notação Classless Inter-Domain Routing (CIDR) para IPv4 e IPv6. CIDR é um método usado para criar identificadores exclusivos para redes, bem como dispositivos individuais. Para IPv4, as redes também podem ser caracterizadas usando uma máscara de sub-rede, que às vezes é expressa em notação ponto-decimal, conforme mostrado no campo "Sub-rede" na calculadora. Todos os hosts em uma sub-rede têm o mesmo prefixo de rede, diferentemente do identificador de host, que é uma identificação local exclusiva. No IPv4, essas máscaras de sub-rede são usadas para diferenciar o número da rede e o identificador do host No IPv6.
Antes da introdução do CIDR, os prefixos de rede IPv4 podiam ser obtidos diretamente do endereço IP com base na classe (A, B ou C, que variam com base no intervalo de endereços IP incluídos) do endereço e da máscara de rede. Desde a introdução dos CIDRs, no entanto, atribuir um endereço IP a uma interface de rede requer um endereço e sua máscara de rede.
Veja também: Calculadora Binária
ou /