Calculadora Determinante Matriz

Início » Calculadoras » Calculadora Determinante Matriz

Criamos nossa calculadora online de determinante de uma matriz. Você poderá escolher a ordem da matriz (2×2, 3×3, 4×4, 5×5 e por ai vai…). Siga as instruções para conseguir o melhor resultado.

CALCULADORA DE DETERMINANTE

Instruções de uso: No campo abaixo, informe a ordem da Matriz. Se a matriz for 3x3, informe o número 3 e aperte ENTER. Se for 2x2, informe o número 2 e aperte ENTER. Se for 4x4, informe o número 4 e aperte ENTER.


 

Como calcular determinante de uma matriz?

Uma determinante é uma função matricial que junto de uma matriz quadrada se torna um escalar e saber como calcular determinante de uma matriz é essencial para identificar o escalar correto da sua operação. Por sua vez, a escalar determina como um número real que relacionado a uma matriz quadrada se torna um número único. Então para cada matriz quadrada de ordem sempre irá existir um número que será único relacionado a ela.

 

O que é uma matriz?

Na matemática uma matriz é uma tabela onde ficam linhas e colunas organizadas em um formato m x n sendo que “m” representa a numeração da linha e “n” representa a numeração da coluna. As linhas são em formato vertical e as colunas em formato horizontal, e elas possuem diversas aplicações sendo de extrema importância na matemática.

 

Como faz para calcular um determinante de uma matriz?

Utilizamos um determinante de uma matriz para calcular se 3 pontos estão alinhados no plano cartesiano, para realizar o cálculo de um triângulo para sistemas lineares e outras aplicações matemáticas. Estes estudos não se limitam à matemática, pois também fazem parte do estudo do campo elétrico com aplicações na física.

Só é possível calcular determinantes das matrizes quadradas quando a quantidade de linhas e colunas são iguais. Para calculá-las, precisamos primeiro determinar a sua ordem, como, por exemplo, 1×1, 2×2, 3×3, 4×4, etc.

*Vídeo feito por Brasil Escola

 

Veja a seguir como calcular o determinante de matriz de ordem 1:

Quando a matriz possui somente 1 linha e 1 coluna ela é conhecida como ordem 1, ou seja, possui somente 1 elemento. No caso, possui um único termo. Veja o exemplo prático a seguir:

A=(A11)

det(A) = |2| = 2

Neste caso é necessário conhecer apenas um elemento.

Agora iremos mostrar como se calcula um determinante de matriz 2. Neste caso iremos ter produtos diferentes do termo diagonal principal e diagonal secundário. A seguir veremos um exemplo algébrico com construção de det(A):

 

Por exemplo:

 

Iremos ensinar sobre o determinante de ordem 3, mas para isso teremos primeiro que ensinar a regra de Sarrus.

A regra de Sarrus é uma forma de calcular determinante de matrizes de ordem 3, o que torna necessário seguir alguns passos.

O primeiro passo é duplicar as duas primeiras colunas no final da matriz, veja o exemplo:

O segundo passo é fazer a multiplicação dos termos de cada uma das três diagonais que se encontram no mesmo sentido:

A seguir veremos um exemplo de 3 determinante.

 

Primeira propriedade:

Se uma das linhas for igual a zero o determinante será igual a zero, por exemplo:

 

Segunda propriedade:

Se A e B forem duas matrizes det(AB) = det(A) · det(B), exemplo:

Veja como fica o cálculo dos determinantes separados:

det(A) = 2 · (-6) – 5 · 3

det(A) = -12 – 15 = -27

det(B) = 4 · 1 – 2 · (-2)

det(B) = 4 + 4 = +8

Então det(A) · det(B) = -27 · 8 =  -216

Existem outros exemplos de propriedades, mas aqui apresentamos dois para que você entenda como funciona esse cálculo.

Adriano Silva

Adriano Silva

Formado em Técnico em Eletrônica, programador amador, especialista em SEO e apaixonado pelo gerenciamento de conteúdo digital.

Deixe um comentário