É muito importante você informar os valores corretamente, a parede deverá ser em METROS e o revestimento em CENTÍMETROS.
Com ajuda do nosso Técnico Vanderlei, conseguimos separar todas as informações para desenvolver a nossa calculadora de revestimento.
*Instruções: Você precisa informar as dimensões da parede e do revestimento e após clicar em “CALCULAR”.
Calcular a quantidade de revestimento que uma parede precisará é tão fácil e simples quanto qualquer outro material de construção. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para não se perder no cálculo. O que acontece é que as pessoas confundem o cálculo do piso com o cálculo do revestimento.
Embora os dois sejam muito parecidos, cada material segue um cálculo diferente em relação a área em que será colocado e as medidas que cada um possui. Neste post ensinaremos você a calcular exatamente quanto de revestimento será necessário para cobrir uma parede. Além disso, falaremos mais sobre as características desse cálculo e o que você deve incluir nele. Confira a seguir tudo que você precisa saber para calcular a quantidade de revestimento necessária:
Como calcular m²
Antes de tudo, é preciso calcular a área em que o revestimento será colocado. Esse é um cálculo simples que pode ser realizado para descobrir o m² de qualquer espaço. Para isso, você deverá medir a altura das paredes e a largura de cada uma delas.
Vamos supor que o revestimento será para cobrir uma cozinha inteira. Sendo assim temos 3 m de largura e 4 paredes com a mesma medida. A primeira conta que devemos fazer será: 3 x 4 = 12 metros de comprimento. Esse será o comprimento da cozinha, que agora deverá ser multiplicado pela altura. Nesse exemplo, a altura da cozinha será equivalente a 2,60. O cálculo será feito da seguinte forma:
3 + 3 + 3 + 3 = 12
12 x 2,6 = 31,2
Como calcular o revestimento por m²
Agora que já aprendemos a calcular a área do lugar que receberá o revestimento, devemos fazer o cálculo de quanto revestimento será necessário para cobrir as paredes. Para isso, precisaremos calcular a área da unidade do revestimento.
Vamos supor que o revestimento tenha a seguinte dimensão: 30 cm de largura e 45 cm de altura. A área desse revestimento será o resultado da multiplicação dos dois números. Nesse caso, a conta é feita da seguinte forma: 0,30 x 0,45 = 0,135.
Sabendo que a soma das 4 paredes equivale a 12 metros, podemos prosseguir com o cálculo do revestimento. Para isso nós teremos que dividir os 12 metros pela área de cada revestimento. O cálculo é feito da seguinte forma:
12 / 0,135 = 88,8
Por fim, podemos concluir que o total de revestimento que será necessário para cobrir as 4 paredes é de 88,8, ou 89 para arredondar o cálculo.
Nesse exemplo que fizemos o cálculo não descontamos as portas ou janelas presentes nas paredes. Para que o cálculo fique exato você precisará fazer esse desconto. Confira a seguir como descontar essas medidas do m² da parede.
Cálculo com o descarte
Para descontar qualquer item da parede no cálculo do metro quadrado, é preciso medir a área de cada item. Por exemplo, uma porta de 2,10 m de altura e 0,70 cm de largura, terá como área o resultado de 1,47 m². Agora vamos supor que a janela tenha 0,60 de altura e 0,60 de largura, a área será 0,36 m². Esses dois resultados serão descontados da área total das paredes que receberão o revestimento.
12 metros – 1,47 – 0,36 = 10,17 m²
10,17 / 0,135 = 75,3