Calculadora Científica Online

Dicas de uso: se estiver usando no celular, vire a tela horizontalmente e expanda o tamanho da tela.

 

Calculadora científica: Entenda como ela funciona!

Existem várias maneiras de realizar um cálculo e a calculadora científica é um instrumento que ajuda a facilitar algumas operações. Existem diversos tipos de calculadoras que facilitam a chegar em um determinado resultado no mundo dos números e incógnitas.

Hoje em dia a tecnologia vem ajudando cada dia mais na realização de cálculos, já que os números estão presentes em tudo que usamos, desde a hora que acordamos até a quantidade do que comemos.

O alemão Wilhelm Schickard, em 1624, que a princípio queria realizar cálculos de tabelas astronômicas criou uma máquina de calcular, porém somente em 1642, Blaise Pascal, um matemático e filósofo francês, lançou a primeira calculadora científica. Todavia, veja a seguir como funciona a calculadora científica.

 

Como funciona e para que serve a calculadora científica?

Apesar de as calculadoras serem todas parecidas, algumas delas são específicas para alguns tipos de cálculos. Como a calculadora científica, que serve para realizar cálculos exatos ou de engenharia. Isso porque elas possuem algumas funções que permitem resolver a operação em uma única tecla. Todavia, esse tipo de calculadora possui de 58 a 553 funções diferentes de operações matemáticas, dependendo do seu modelo.

A calculadora é dividida em três partes, sendo:

  1. Teclado: é a parte da calculadora que diferencia uma da outra devido aos símbolos específicos que cada uma tem, no caso a científica, e é considerada a entrada das informações.
  2. Tela: é onde os números digitados e os resultados aparecerão. Portanto, ela é responsável pela saída das informações.
  3. Placa eletrônica: é a parte mais importante da calculadora, pois nela contém programações e todo o controle de entrada e saída da informação que permitirá saber o resultado matemático. Sendo assim, trata-se de um microprocessador de algoritmo.
 

Dicas para Calculadora Científica

 

Qual a recomendação de uso da calculadora científica?

Você já deve ter se perguntado se todas as calculadoras possuem programações, desde as operações mais simples como a soma, a divisão, subtração e a multiplicação, qual seria a recomendação de uma calculadora com símbolos científicos?

A calculadora científica não é um instrumento de cálculo simples de usar. Você precisa, primeiro, ter conhecimento sobre ela para poder usufruir de todas as suas funções. Existem cursos para aprender a utilizar a calculadora científica, e são muito bem recomendados. Em todo caso, você irá aprender todas as funções desta máquina fantástica.

A calculadora científica é um objeto obrigatório para profissionais de áreas exatas como Arquitetura, Engenharia, Física, Química e também Matemática devido às suas funções. Isso porque essas funções são capazes de armazenar dados e funções regressivas, inversas, exponenciais, trigonométricas, logarítmicas, entre diversas outras.

 

Você consegue entender a seguinte operação matemática?

F (x) =⅞

Se você fosse resolver essa operação você certamente conseguiria e iria usar, pelo menos, duas folhas de papéis. Contudo, uma calculadora científica é programa para solucionar essa conta em apenas algumas teclas.

Portanto, a principal função das calculadoras é resolver as contas de uma maneira rápida e prática, porém você precisa saber todas as funcionalidades dela. Por isso, o mais recomendado é que você estude todas as funções que essa calculadora possui para que possa usufruir cada vez mais de seus recursos.