Utilize nossa calculadora de IMC online e saiba exatamente o seu índice de massa corporal.
CALCULADORA DE INSS
O que é o IMC?
Esta sigla é referente à “Índice de Massa Corporal” e é considerada uma medida internacional para saber se um indivíduo está ou não acima do peso. O IMC foi desenvolvido por um polímata chamado Lambert Quételet, no final do século XIX. É basicamente um cálculo simples e rápido para definir o nível de gordura em cada pessoa. O IMC é um preditor de obesidade internacional sendo, inclusive, utilizado pela OMS, ou Organização Mundial da Saúde.
Calcular o IMC é muito importante. Atualmente um dos mais sérios problemas enfrentado em todo o mundo é a obesidade. A forma infantil da doença é ainda mais preocupante, devendo ser levada à sério. Através do IMC uma pessoa pode ou não ser determinada obesa. É importante lembrar que obesidade é uma condição que necessita de tratamento, diferente de uma simples barriguinha ou de estar um pouco acima do peso.
Consular um médico com frequência e cuidar da saúde é fundamental. Todas as pessoas precisam ficar atentas ao seu índice de massa corpórea, de forma a evitar danos futuros. Caso um indivíduo seja diagnosticado com obesidade, um tratamento deve ter início. Não hesite em procurar por ajuda.
Veja como calcular o IMC
É muito simples o cálculo utilizado para definir o IMC de uma pessoa. O número é obtido através da divisão da massa do indivíduo pelo quadrado da altura. A massa precisa estar em quilogramas, já a altura deve estar em metros. Portanto, IMC = massa/alturaXaltura.
Uma pessoa que pese 73 kg e que tenha 1,73 m de altura, por exemplo, terá IMC de 23,9 kg/m2. O resultado do IMC precisa ser comparado com valores em uma tabela em específico. A tabela possui índices que indicará o grau de obesidade do indivíduo. O IMC de menos de 18,5 é considerado abaixo do peso. O IMC que fica entre 18,6 e 24,9 é considerado saudável. O IMC entre 25 e 29,9 é considerado um sobrepeso. O que fica entre 30,0 e 34,9 é considerado obesidade de grau I, já o que fica entre 35,0 e 39,9 de grau II e o superior a 40,0 de grau III, ou seja, obesidade mórbida.
Fonte: Gis com Giz Matemática
Problemas com o IMC
Apesar de bastante utilizado, o cálculo de IMC apresenta algumas limitações. Pessoas musculosas, por exemplo, podem ter um número grande devido ao peso, no entanto, elas não devem ser enquadradas entre os obesos mórbidos. Além disto, a aplicação em crianças também é um pouco controversa, já que precisa de um outro gráfico.
Ainda que tenha pontos fracos, o IMC continua sendo bastante utilizado por médico ao redor do mundo. Na realidade, a melhor forma de definir uma obesidade mórbida é através da medição da taxa de gordura corporal. Ficar com a saúde em dia é fácil, basta adotar bons hábitos de vida e se alimentar devidamente. Diante de sintomas não hesite em procurar por ajuda. Além disto, realize exames com frequência e consulte periodicamente um médico. A grande maioria das condições é mais bem tratada quando precocemente diagnosticada.